As muitas oportunidades para 2018!

2018 começou e já com várias novidades. Só para relembrar, de dezembro de 2017 até agora, vários editais foram publicados e com isso grandes oportunidades. Entre os editais já publicados temos: o da ABIN, Petrobras, Instituto Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Prefeitura de Pinheiral, Transpetro, Ministério público do Rio de janeiro, todos com vagas para o estado Rio. Mesmo que as vagas sejam bem diversificadas, com vários níveis de escolaridade e com grande amplitude de salários, não podemos negar que é uma oferta bem interessante nesse início de ano. Esse panorama nos dá uma perspectiva muito boa para o resto de 2018 que só está iniciando.

Além da afirmação do Ministro do Planejamento onde reforçava a necessidade de contratações no ano de 2018, muitas perspectivas surgem no horizonte. O concurso do Ministério Público da União que tecnicamente já estava aprovado para ocorrer no fim do ano passado, mas que teve a organização interrompida a pedido da Procuradora da União e que deve ser retomado a qualquer momento. A Polícia Federal que aguarda um decreto para reestruturação da carreira para publicar o seu edital, a corporação tem autonomia de autorizar o próprio concurso e já tem divulgado várias informações sobre o concurso. A Polícia Rodoviária Federal que já tem um pedido de mais de mil vagas para Policial Rodoviário Federal, mas que ainda demanda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A Receita Federal que apesar de não ter seu concurso autorizado ainda, tem um parecer favorável do Tribunal de Contas da União que já se pronunciou sobre a necessidade de contratação para evitar a perda de arrecadação. O Banco Central que faz o pedido anual e já sinaliza a necessidade urgente de contratação por causa do alto volume de aposentadorias. Além da Advocacia-Geral da União, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) que já se movimenta para a próxima seleção e o tão esperado concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Rio, já com a organizadora contratada (AOCP) e na reta final para a publicação do novo edital.

Com tantas oportunidades garantidas e outras expectativas, o interessado não pode “marcar bobeira”, de nada adianta os concursos acontecerem se o candidato não está preparado para a prova. A preparação para concursos públicos não é feita de uma hora para outra. Invariavelmente são várias disciplinas e muitos conteúdos para dominar. Além da dificuldade dos conteúdos há o volume de concorrentes que acaba atrapalhando na hora da classificação. A preparação demanda tempo, esforço e dedicação. Não é fácil passar para um concurso público, porém é uma solução definitiva de empregabilidade. O melhor de tudo que depende apenas do candidato, o esforço individual, a superação das dificuldades em busca do objetivo final é garantia de vitória. Pode levar mais ou menos tempo dependendo do candidato, mas se não desistir sua vaga está garantida.

 

Comentários

 




    gl