Nyldo Moreira

Jornalista, especializado em cultura e economia. Ator e autor de peças de teatro. Apresentou-se cantando ao lado de artistas, mas não leva isso muito a sério. Pratica a paixão pela música em forma de textos e críticas. Como diretor, esteve a frente de dois curtas, um deles que conta a vida no teatro.

Roberto Carlos traz “Sereia” para SP e público carimba novo sucesso

Roberto Carlos em São Paulo / Foto: Nyldo Moreira

Roberto Carlos em São Paulo / Foto: Nyldo Moreira

Roberto Carlos volta a São Paulo, como sempre com todos os ingressos esgotados, um ginásio lotado e eternas canções que alguns dizem saturadas, mas que qualquer um deve concordar que descreve algum trecho da vida de cada um de nós. Acho espetacular que um cantor brasileiro leve para sua arena tanta gente, e gente que canta junto, que vai ao delírio, como era antes, quando os showmans surgiam nas boates e nas casas de shows.

Ao violão, “Detalhes”, dedilhada levemente, feita por ele e para ele. Ao seu tempo, adentrando versos quando quer entre notas e acordes. Faladeiro, Roberto conversou bastante com o público, exaltou a veterana banda e sapecou as mais recentes canções. “Sereia”, feita sob encomenda a pedido de Glória Perez, para a novela “A Força do Querer”, já estava na boca de todo o público. É preciso ser, de fato, além de uma grande estrela, um irretocável compositor, para continuar íntimo das palavras a ponto de compôr e já estrear sucesso.

Chamado de Rei por seus fãs, e já de costume, o Rei é rei porque é carinhoso com os seus. Beija os presentes que recebe, joga ao público suas rosas e escolhe a dedo algumas para quem quer dar. Ao som de “Como é Grande o Meu Amor Por Você” satisfaz um pedacinho do desejo de seus fãs, tocando-lhes com um beijo e um tapinha com a rosa em sua testa.

Roberto Carlos em São Paulo / Foto: Nyldo Moreira
Roberto Carlos em São Paulo / Foto: Nyldo Moreira

Somos, claro, um país de forte reinado na música, falo de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Tom e Vinícius, Erasmo Carlos, gigantes compositors – também dos irresvaláveis Ney Matogrosso e Cauby Peixoto. Roberto é um dos imperadores deste seleto grupo. Todos, com uma capacitade absurda de identificação imediata do público com suas composições, ou vozes (neste caso Cauby e Ney, que são intérpretes).

Os shows de Roberto Carlos só parecem ser iguais, mas não são! Há, cada vez, uma vivência maior do artista por dentro de suas próprias composições. Parece que ele descobre cada vez mais uma diferente maneira de nos tocar com cada palavra, ou será que nós descobrimos que estamos cada vez mais atrelados a essas palavras?

Roberto Carlos em São Paulo / Foto: Nyldo Moreira
Roberto Carlos em São Paulo / Foto: Nyldo Moreira

As apresentações de Roberto Carlos acontecem no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 16, 22 e 23 de Setembro. Em São Carlos, no dia 6 de Outubro. Em Americana, no dia 7 de Outubro. E o especial cruzeiro “Emoções em Alto Mar”, no dia 31 de Janeiro do próximo ano.

Comentários

 




    gl