Na Ponta da língua – 19

Deu na mídia

 

Num noticiário televisivo, ouviu-se a seguinte mensagem “Deu ruim para a Avenida das Américas”.

 

Alguns estranham a expressão coloquial, achando que está inadequada gramaticalmente por haver um adjetivo referindo-se a um verbo. No entanto a expressão está totalmente correta: “Deu ruim” equivale a “Deu errado”. Trata-se de adjetivo empregado como advérbio.

 

Adverbilização do Adjetivo

Muitos adjetivos, permanecendo imóveis na sua flexão de gênero e número, podem passar a funcionar como advérbios:

 

* Fala claro na hora de uma defesa.

* Compraram caro a fazenda.

* Agora estão vivendo melhor.

 

(Moderna Gramática Portuguesa – Evanildo Bechara, 2015, página 309)

 

E a prova é assim

(Banca Instituto AOCP) Considere o padrão de linguagem utilizado no texto de apoio, assim como o gênero ao qual pertence, e assinale a alternativa correta.

                                                          “Deu ruim pro uber”

 

  1. A expressão “deu ruim”, embora popularmente utilizada, está gramaticalmente incorreta, pois o adjetivo “ruim” deveria modificar um substantivo e não um verbo.
  2. A expressão “deu ruim” equivale a “foi mal” e ambas estão gramaticalmente corretas, pois “ruim” e “mal” são advérbios de modo.
  3. Em “(…) por que o Uber tá tão ruim?”, a utilização abreviada do verbo “estar” é inadequada ao gênero textual Artigo de Opinião, o qual exige extrema formalidade no uso da linguagem.
  4. O texto “Deu ruim pro uber?” é uma reportagem que se caracteriza por debater um tema atual de interesse do autor.
  5. O texto “Deu ruim por uber?” é predominantemente expositivo, pois apresenta os motivos pelos quais o aplicativo tem causado problemas entre os usuários.

Gabarito: opção A

 

Atenção: De acordo com a explicação teórica acima, observa-se que a banca cometeu um equívoco ao assinalar, como gabarito oficial, a opção A (que está totalmente correta.).

Comentários

Últimas em Marcio Coelho

 

 




    gl