OPINIÃO: Enredos políticos podem virar tendência?

Foto: Hélio Ricardo Rainho/Divulgação

Sobre a possibilidade de enredos para 2019 aparecerem com roupagem política após as vitórias de Beija-Flor e Tuiuti em 2018…

Historicamente o jurado de escola de samba não é tendencioso a modismos ou correntes ideológicas no que diz respeito a enredos de sucesso em um ano se repetirem nos anos seguintes. Não temos uma incidência de sucessos ano a ano que justifique repetições temáticas ou influência de temas campeões em julgamento do ano posterior. Ao que parece, o critério está muito mais na originalidade ou na elaboração do trabalho do que propriamente ligado a essas conjunturas.

Acho besteira uma escola embarcar numa “onda” e tentar tirar proveito de um tema que deu certo, acreditando que no ano seguinte os jurados vão esperar por algo “parecido” ou na mesma linha. Pelo contrário, pode arriscar-se numa comparação que o considere abaixo da execução anterior, mera cópia ou oportunismo. É preciso ter cuidado pra suposta oportunidade não virar um grande obstáculo.

Vale lembrar que um enredo deve ter substância, algo (de preferência diferente, original) a dizer, e ainda uma ligação objetiva com a alma e a história da escola.

Comentários

 




    gl