Sidney Rezende. Foto: Nicolas Renato Photography

Sidney Rezende

Jornalista, diretor do SRzd e um dos profissionais mais inovadores do país.

FxTec promove debate sobre a tecnologia a serviço da gestão pública

Secretário Charles Barizon e Sidney Rezende. Foto: Alexandre Teixeira

Secretário Charles Barizon e Sidney Rezende. Foto: Alexandre Teixeira

Fiquei muito impressionado com a qualidade do primeiro Fórum de Tecnologia Pública de Piraí – FxTec – realizado neste sábado (4) no Ceamtec em Piraí. O encontro reuniu representantes e colaboradores dos setores públicos e privados em um debate sobre inovação e tecnologia para o desenvolvimento da região. Foi uma honra para mim ter sido um dos palestrantes.

O Fórum é uma iniciativa da Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae e o Grupo Líder e ainda com apoio de empresas como a Tapi Net. Participaram o prefeito de Piraí Luiz Antonio; o prefeito de Rio Claro José Osmar; o secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Piraí, Osni Silva e o secretário de Governo Charles Barizon representando o secretariado; o presidente regional da Firjan Antonio Carlos Vilela; o diretor do Empório High Tech e representante do grupo Líder, Ivan Vianna; a coordenadora regional do Sebrae, Ana Lúcia Araújo; o ex secretário Municipal Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho; a diretora do Pólo Cederj de Piraí, Maria Helena Horta; o vereador Paulo César Simplício representando o Legislativo da cidade, além de representantes e colaboradores de empresas públicas e privadas da região Médio Paraíba, Baixada Fluminense e da cidade do Rio de Janeiro.

O evento contou com palestras, debates, apresentações de cases de sucesso e troca de experiências em prol das chamadas Smart City. “Piraí já tem uma tradição que veio com a época das cidades digitais, mas que agora tem evoluído com o novo conceito da cidade Inteligente e Humana, que procura colocar a tecnologia a serviço dos gestores, do cidadão e da melhoria da qualidade de vida. Piraí entende esse processo e vem modernizando suas atividades seguindo esta tendência, com a finalidade de melhorar a prestação de serviço público e a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito de Piraí, Luiz Antonio.

O secretário Osni Silva descreveu o FxTec como uma oportunidade de abordar tecnologia como uma importante ferramenta cotidiana. “Promovemos o primeiro Fórum com a intenção de chamar a atenção dos gestores públicos e empresas privadas para a tecnologia como uma importante ferramenta para a cidade e o cidadão. Compartilhamos nossa experiência das iniciativas adotadas aqui em Piraí com o objetivo de colaborar para o crescimento da região”, disse.

Eu fiquei profundamente impressionado com a mobilização que a cidade fez, com participantes de diversos lugares, todos interessados em fazer com que a comunicação e a tecnologia sejam ferramentas úteis para suas cidades e comunidades. Piraí tem mantido a vanguarda neste setor e quem mora, vive ou investe na cidade deveria se sentir orgulhoso, pois o risco de ser a pioneira em um assunto é grande, mas quando dá certo como deu nos últimos anos, a política pública acaba influenciando toda a região. Vi também um prefeito muito entusiasmado e antenado às novas tecnologias, principalmente em favor da saúde, com medidas como os prontuários eletrônicos.

Comentários




mais notícias

    gl