Claudio Francioni. Foto: Nicolas Renato Photography

Claudio Francioni

Carioca, apaixonado por música. Em relação ao assunto, estuda, pesquisa e bisbilhota tudo que está ao seu alcance. Foi professor da Oficina de Ritmos do Núcleo de Cultura Popular da UERJ, diretor de bateria e é músico amador, já tendo participado de diversas bandas tocando contrabaixo, percussão ou cantando.

Crítica: Jack Johnson no Rio

Jack Johnson. Foto: Tuiki Borges

Jack Johnson. Foto: Tuiki Borges

O clima de luau tomou conta da Jeunesse Arena nesse domingo (5), fim de feriaďão. O havaiano Jack Johnson comandou quase duas horas de um show que preza pelo minimalismo. Nenhum elemento cenográfico a não ser duas redes de pesca, em cima e atrás do palco, que serviam de tela para projeções bem simples e algumas fileiras de lanternas feitas com garrafas recolhidas em algumas praias, que se estendiam até o público. Nada de spots, nada de telões de led. Apenas o cantor e seus três músicos de apoio próximos um do outro, gerando um clima intimista em uma gigantesca arena. Uma fogueirinha no meio da galera cairia bem.

Curiosamente, o atual álbum, lançado há apenas dois meses, contribuiu com apenas duas canções do setlist: “Big Sur”, com um clima “A Pequena Sereia”, e “My Mind Is For Sale”, crítica dedicada a Donald Trump. A mair parte do show privilegia os três primeiros álbuns do cantor, de onde saíram clássicos como “Better Together”, “Banana Pancakes” e “Sitting, Waiting, Wishing”.

Em sua pequena banda, o destaque é o empolgado tecladista Zach Gill, que na reta final do show divide a frente do palco tocando acordeon com Jack. O baixista Merlo Podlewski e o baterista Adam Topol sustentam a base para o violão suingado do havaiano e para o show particular de Zach, tanto no piano como na escaleta, ou até mesmo soltando sua bela voz.

Em um dos poucos momentos de interação com o público, Jack desceu para o fosso, tirou selfies e pegou um cartaz de um fã que pedia que o tecladista ensinasse o cantor a rebolar. Zach tentou, mas a timidez do cantor falou mais alto.

Por mais que o público tenha cantado todos os hits, o formato do show e até mesmo o estilo do cantor pedem um local um pouco mais reservado, talvez com mesas ao invés do público de pé. Mas não há como negar que, musicalmente, Jack cumpre bem o papel a que se propõe. Seus verdadeiros fãs não queriam nem esperavam mais do que isso.

Setlist

1 You and Your Heart
2 Taylor
3 Staple it Together/Whole Lotta Love
4 Sitting, Waiting, Wishing
5 Flake
6 The Horizon Has Been Defeated
7 Badfish/Boss DJ
8 Inaudible Melodies
9 You Can’t Control It
10 My Mind Is For Sale
11 Tomorrow Morning
12 If I Had Eyes/Foxy Lady
13 Good People
14 No Other Way
15 Breakdown
16 I Got You
17 Big Sur
18 Upside Down
19 Belle/Banana Pancakes
20 At or With Me
21 Shot Reverse Shot/I Wanna Be Your Boyfriend
22 Wasting Time
23 Bubble Toes
24 Mudfootball

BIS

25 Do You Remember
26 Times Like These
27 Angel/Better Together

Comentários

 




    gl