‘Todas as Canções de Amor’: ‘É um filme sobre o amor, seus inícios, seus fins e seus meios’, diz Joana Mariani
Depois das críticas positivas ao documentário “Marias” (2016), Joana Mariani estreia na direção de longas-metragens de ficção com o romance “Todas as Canções de Amor”, que está sendo rodado em São Paulo.
Na trama ambientada nos dias atuais, o casal Chico (Bruno Gagliasso) e Ana (Marina Ruy Barbosa) se muda para um apartamento num edifício do centro de São Paulo. No local, enquanto arruma suas coisas para iniciar uma vida a dois, Ana encontra um aparelho de som três em um com uma fita cassete dentro e decide escutá-la. Gravada 20 anos antes por Clarisse (Luiza Mariani) para Daniel (Júlio Andrade), no mesmo imóvel, a fita reúne canções de amor para que consiga compreender as razões do término do relacionamento. A partir daí, as histórias se entrelaçam, mostrando que enquanto no passado, o lar é encaixotado, no presente, ele se constrói. Dois casais em momentos opostos, separados pelo tempo, mas com muito em comum.
“’Todas as Canções’ é um filme sobre o amor, seus inícios, seus fins e seus meios. Ele fala sobre duas relações e pretende, ao mesmo tempo, falar sobre todas. Sobre os altos, os baixos, os ajustes, os encontros e os desencontros”, conta Joana Mariani.
Utilizada como fio condutor de sua história, a trilha sonora acaba assumindo lugar de destaque junto aos protagonistas. Com produção musical de Maria Gadú, a trilha eclética reúne canções de Gilberto Gil, Chico Buarque, Marina Lima, Marisa Monte, Lulu Santos, Cartola, Velvet Underground, entre outros.
Procurando conceder o máximo de veracidade possível à obra, o diretor de fotografia Gustavo Habda conta com um painel de LED até então nunca utilizado em produções no Brasil. “A fim de encontrar o melhor ambiente para a dramaturgia, com foco nos atores, decidimos por replicar em estúdio, a sala deste apartamento onde os casais vivem. A partir daí filmamos por diversos dias, a noite, o amanhecer, o entardecer deste apartamento real e replicamos os vídeos em um painel de LED de 3mm com 4m x 8m. O Led, além de nos dar a imagem, é fonte de luz e trás um hiper realismo para o filme. Foi um longo estudo de produção, fotografia, arte e pós produção para atingir o que a Joana queria: essa luz do inverno de São Paulo, com cores únicas no pôr do sol, que colorem o céu e a pele das nossas protagonistas”, explica a produtora Diane Maia, da MAR Filmes.
Distribuído pela Fox, “Todas as Canções de Amor” ainda não tem data de estreia definida.
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