Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Projeto Psicanálise e Cinema exibe ‘A Taça de Ouro’

“A Taça de Ouro” é protagonizado por Nick Nolte e Kate Beckinsale (Foto: Divulgação).

Nesta sexta-feira, dia 26, às 19h, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, exibe “A Taça de Ouro” (The Golden Bowl – 2000), de James Ivory. A exibição faz parte do ciclo de debates “Henry James no Cinema”, que começou em agosto deste ano.

 

Inédito no circuito comercial brasileiro, “A Taça de Ouro” é ambientado no início do século XX e conta a história de Adam Verver (Nick Nolte), viúvo e bilionário americano que viaja pela Europa na companhia de sua filha, Maggie (Kate Beckinsale). Estabelecendo-se em Londres, pai e filha conhecem Fanny Assingham (Anjelica Huston), casamenteira que apresenta a jovem ao príncipe Amerigo (Jeremy Northam), quase falido. Casada e vivendo com a culpa de dar menos atenção ao pai, Maggie o incentiva a se casar com Charlotte (Uma Thurman), mas sem saber que ela havia mantido um relacionamento com seu atual marido.

 

Após a sessão, o longa será debatido pelo psicanalista e crítico de cinema Luiz Fernando Gallego, coordenador do Projeto Psicanálise & Cinema e membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), e por Marcela Oliveira, professora de Filosofia da PUC-RJ e de cursos livres de Literatura.

 

“São atuações neuróticas numa trama de traços incestuosos ou chegam a ser atuações perversas numa trama de traços incestuosos? Ainda consideramos que neurose e perversão seriam duas faces de uma mesma moeda? É de moeda mesmo que estamos falando? Sob as melhores aparências de educação, polidez, luxo e cultura clássica é que se passa a intrincada história concebida por Henry James”, diz Gallego.

 

Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, “A Taça de Ouro” venceu o Evening Standard British Film Award pelo seu design de produção.

 

Serviço:

– Data: 26/10;

– Horário: 19h;

– Entrada gratuita;

– Classificação etária: 16 anos;

– Local: SBPRJ – Rua Davi Campista, 80 – Humaitá;

– Informações e reservas: 2537-1333 / 2537-1115 – [email protected].

– É necessária a inscrição prévia por telefone ou e-mail (2537-1333 e 2537-1115 – [email protected]). As reservas só serão mantidas até 10 minutos antes do início da sessão.

Comentários

 




    gl