Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

PGA Awards 2018: ‘A Forma da Água’ é o vencedor

“A Forma da Água” venceu quatro estatuetas no Oscar 2018, inclusive as de melhor filme e direção (Foto: Divulgação).

Na noite do último sábado, dia 20, o Sindicato dos Produtores (Producers Guild of America – PGA) realizou a 29a edição do PGA Awards. Dirigido por Guillermo del Toro, “A Forma da Água” (The Shape of Water – 2017) derrotou seus 10 concorrentes e saiu do The Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, com o principal prêmio da noite, o The Darryl F. Zanuck Award.

 

Considerando que o PGA Awards é um dos maiores indicativos do Oscar de melhor filme, pode-se dizer que a fantasia inspirada no clássico “O Monstro da Lagoa Negra” (Creature from the Black Lagoon – 1954), de Jack Arnold, está numa posição confortável na disputa pelo Golden Boy, caso seja indicada. Com isso, “A Forma da Água” pode se tornar o segundo filme do gênero a vencer a categoria principal do prêmio concedido Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts & Sciences – AMPAS), que anunciará seus indicados na próxima terça-feira, dia 23.

 

Mais uma vez, dois filmes de DNA brasileiro saíram sem nenhum prêmio. São eles: o drama “Me Chame Pelo Seu Nome” (Call Me By Your Name – 2017), produzido por Rodrigo Teixeira, e a animação “O Touro Ferdinando” (Ferdinand – 2017), dirigida por Carlos Saldanha.

 

Os homenageados com prêmios especiais deste ano pelo PGA foram Donna Langley (Milestone Award), Ryan Murphy (Norman Lear Achievement Award in Television), Charles Roven (David O. Selznick Achievement Award in Theatrical Motion Pictures), o filme “Corra!” (Stanley Kramer Award) e Ava DuVernay (Visionary Award).

 

A cerimônia do PGA Awards 2018 não ignorou os recentes escândalos envolvendo grandes nomes da indústria, acusados de assédio sexual, entre eles, o do produtor Harvey Weinstein, expulso do PGA e da AMPAS há alguns meses. “Nosso maior dever como produtores é proteger as equipes que trabalham conosco”, disse a co-presidente do Sindicato, Lori McCreary, ressaltando que a regra tem de ser válida para os grandes filmes de estúdios até o pequeno título independente, passando por documentários e séries de televisão, mas sempre oferecendo um ambiente de trabalho seguro para todos. O discurso de McCreary, produtora de “Invictus” (Idem – 2009), corrobora as novas diretrizes da instituição a respeito de casos de assédio.

 

Confira a lista dos vencedores nas categorias de cinema:

Melhor filme (The Darryl F. Zanuck Award):

– “A Forma Da Água”;

Melhor animação:

– “Viva – A Vida É Uma Festa” (Coco – 2017).

Melhor documentário:

– “Jane” (Idem – 2017).

 

Clique aqui para conferir a lista de vencedores das categorias de televisão (incluindo séries de plataformas digitais).

 

Leia também:

SAG Awards 2018: TNT transmite a cerimônia

Comentários

 




    gl