Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival Internacional Pequeno Cineasta encerra as inscrições neste domingo

Neta de Paulo Gracindo, a atriz Daniela Gracindo criou o FIPC em 2010 (Foto: Divulgação).

Neste domingo, dia 30, o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) encerra as inscrições de sua sétima edição, que será realizada em outubro no Rio de Janeiro – os horários e locais serão divulgados em breve. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site oficial do evento (www.pequenocineasta.com.br), no qual também estará disponível o regulamento completo.

 

Criado em 2010 pela atriz Daniela Gracindo, neta de Paulo Gracindo, o FIPC tem o objetivo de apresentar e qualificar a produção audiovisual, incentivando a produção de curtas-metragens, com duração de um a 10 minutos, por crianças e adolescentes entre oito e 17 anos, não apenas do Brasil, mas de todo o mundo.

 

“Abrimos espaço para a infância e juventude de maneira universal para que haja uma apropriação da linguagem audiovisual por essa faixa etária”, explica Daniela Gracindo. “Conseguimos perceber um olhar sagaz e criativo nos participantes e queremos dar a eles ferramentas para expressarem suas visões de mundo, alegrias e angústias. Acreditamos que, assim, contribuímos para a formação de indivíduos conscientes, com autoestima fortalecida, estimulados para uma atitude ativa na formação de uma sociedade saudável”, conclui Gracindo, que também ministra a Oficina Pequeno Cineasta em outros períodos do ano para qualificar os alunos na área cinematográfica.

 

Os curtas são de temática livre e podem ser de quaisquer gêneros cinematográficos, mas as categorias às quais concorrerão aos prêmios serão definidas pela idade do participante mais velho da equipe – os prêmios incluem o Troféu Pequeno Cineasta e claquetes profissionais Kodak. A seleção levará em conta, nesta ordem, criatividade, uso da linguagem audiovisual na obra apresentada e representatividade local.

 

É válido ressaltar que os elencos podem contar com a participação de adultos, desde que os filmes reflitam somente as opiniões e pensamentos das crianças e/ou adolescentes envolvidos, que podem receber orientações de educadores, professores e instrutores no que tange à técnica.

 

Promovendo o debate sobre o universo infantil e discutindo os conceitos educacionais atuais, bem como os valores dentro da diversidade cultural, o FIPC com oficinas, debates e mesas redondas com a presença de renomados profissionais brasileiros e estrangeiros, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização. Nas edições anteriores, o festival exibiu mais de 900 filmes de 28 países, atingindo um público de cerca de sete mil pessoas.

Comentários

 




    gl