Problema no figurino da primeira porta-bandeira marca desfile da Vila Maria

Desfile 2018 da Unidos de Vila Maria. Foto: SRzd – Wadson Ferreira

A “Mais Famosa”.

Foi dela a missão de encerrar os desfiles do Grupo Especial paulistano na manhã deste domingo (11) no sambódromo do Anhembi em São Paulo.

A Unidos de Vila foi a sétima e última agremiação a passar pela Avenida.

+ Galeria de fotos do desfile da Unidos de Vila Maria

+ Vídeo: assista ao esquenta do desfile da Unidos de Vila Maria

Desde sua volta mais recente para o Grupo Especial, em 2014, a Unidos de Vila Maria segue em busca de regularidade no concurso.

Dona de uma das mais apaixonadas comunidades, a Vila é um dos símbolos do Carnaval na cidade. Embora nunca tenha levantado um título da divisão principal, está entre as gigantes da festa.

É um retrato de que, nem sempre, a conquista de um campeonato é algo essencial para o engrandecimento de um pavilhão. Além da paixão de seus torcedores, apoia-se na força dos projetos sociais, uma de suas marcas, e referências no segmento.

Nessa caminhada, a escola da Zona Norte apostou no bom humor, na alegria e na leveza, quando contou a cultura mexicana na Avenida sob a ótica do ator Roberto Bolaños.

Ele voltou.

Renan Banov foi o responsável pela comissão de frente da Vila.

A trupe trouxe uma simulação de rituais de antigas civilizações mexicanas, também, sem apoio de tripé ou elemento alegórico.

Ela, uma diva da passarela, com mais de 20 anos de dança e, neste período, acumulando passagens fantásticas ao lado de grandes mestres. Continua arrebatando olhares e provocando suspiros com o seu bailar. Lais Moreira é um sucesso.

O desfile desta manhã guardava um desafio; a busca do sincronismo ideal, já que este foi o primeiro ano com Everson Sena. Na dança há uma década, defendeu o Camisa Verde e Branco antes de chegar na Pérola Negra, onde foi primeiro mestre-sala. Com a saída da escola da Vila Madalena, foi convidado por Lais para juntos conduzirem o símbolo maior da entidade. Ao lado de Edgar Carobina, Lais foi nota 40 em 2017.

Porém, a estreia teve um triste incidente. Problemas na roupa de Lais, ainda no primeiro setor, fizeram ela ficar sem a saia, o que comprometeu todo o figurino e, evidentemente, a evolução do casal. Everson improvisou um tecido para proteger a dama. O primeiro pavilhão foi passado para o segundo casal, Jéssica e Bruno.

Após o péssimo desempenho no quesito alegoria em 2017, a Vila Maria mudou seu carnavalesco.

O carioca Fran Sérgio voltou ao Anhembi assinando um projeto de Carnaval, tendo o desafio de melhorar o desempenho da escola no módulo visual dentro do concurso, como uma de suas metas. Além dos 11 décimos perdidos em alegoria, ainda mais 2 foram descontados em fantasia.

Com um visual remodelado, a escola trouxe um toque de bom humor em seus carros e figurinos, passeando pelo verde e azul da agremiação, até as cores mais quentes, como o roxo, vermelho e o amarelo. Usou fartamente esculturas e mesclou uma série de elementos na composição do conjunto.

Uma das mais afinadas baterias da cidade.

Essa é a “Cadência da Vila”, do jovem, concentrado e competente mestre de bateria Rodrigo Moleza, em 2018, tendo ao lado uma nova rainha; Sávia David, vinda do Rio de Janeiro.

Aos 29 anos, é formada em educação física, atua como personal trainer, é estudante de Direito, casada e mãe de dois filhos, e que fez sua estreia no sambódromo do Anhembi.

Mais uma vez, a performance da batucada, com os ritmistas trajados do personagem Chaves, foi competente na sustentação do ritmo e exibiu a já reconhecida distribuição harmônica dos instrumentos, jogando em favor da escola.

O mundo ouviu uma canção no desfile da Unidos de Vila Maria completamente diferente da anterior. A desta manhã, assinada por Dudu Nobre, Rafa do Cavaco, Pepe Niterói, Turko, Maradona, Diego Nicolau, Marcelo Nunes, Evandro Bocão e André Diniz, é cheia de descontração. Embora muito criticada no pré-Carnaval, foi funcional, característica que já havia mostrado na temporada de ensaios técnicos.

Ele chega em meio a uma década de ouro no quesito samba-enredo para a escola. Do ano 2000 até 2016, não perdeu um décimo sequer neste item. Apenas no último concurso, a marca positiva foi quebrada. Duas notas dez e um 9,9, além do 9,8 descartado, seguindo os critérios de julgamento.

Para interpretar o samba, um reforço de peso. Conciliando o comando do carro de som da Mocidade Independente de Padre Miguel, Wander Pires foi o novo intérprete oficial da Vila Maria.

Considerado um dos mais renomados do segmento, tanto no Rio, quanto em São Paulo, tem passagens marcantes por diversas agremiações, e registra, ao longo de mais de duas décadas de trajetória no Carnaval, atuações por Acadêmicos do Salgueiro, Unidos do Viradouro, União da Ilha do Governador, Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Porto da Pedra, Portela e Estácio de Sá. Na terra da garoa, além da alvinegra, defendeu também a Acadêmicos do Tatuapé.

A voz competente de Wander foi a condutora da apresentação, realizada dentro do tempo regulamentar. Apresentação que evidenciou uma evolução tranquila na maior parte do tempo, mas com algumas oscilações ao longo do percurso, embalado pelo canto forte de seus componentes.

De olho no relógio!

A Unidos de Vila Maria encerrou seu desfile com 1h04

A apuração das notas atribuídas pelos jurados para os nove quesitos avaliados nos desfiles de 2018 serão conhecidas na tarde da próxima terça-feira, dia 13 de fevereiro, com cobertura do portal SRzd.

Foi assim no último concurso

(décimos perdidos pela Unidos de Vila Maria, por quesito, em 2017 – considerando os descartes)

A performance da escola nos últimos cinco Carnavais

Curiosidade

Prêmio SRzd Carnaval SP 2018

Na manhã da próxima terça-feira (13), na página principal da editoria de Carnaval do SRzd em São Paulo, será divulgado o resultado da sétima edição do prêmio. A votação para os internautas estará disponível após o encerramento da apresentação da última escola do Grupo de Acesso 1.

Agora é com você leitor! O SRzd quer saber a sua opinião. Vote e participe!

Comente também suas impressões sobre o desfile no espaço abaixo destinado aos comentários.

Comentários

 




    gl