Uma viagem pelo mundo da folia: carnavalesco explica enredo; confira também a sinopse

Carnaval. Foto: Reprodução

Na tarde do último domingo (7) a Faculdade do Samba lançou seu enredo para o Carnaval de 2018, o terceiro do Grupo de Acesso, Nenê de Vila Matilde e Colorado do Brás já haviam apresentado os seus.

“Carnevale: A magia da folia”, é o tema da Barroca Zon Sul, com a assinatura do carnavalesco Mauro Xuxa, abordando a história da maior festa popular brasileira ao redor do planeta.

Antes de conhecer a sinopse, ouça o depoimento de Xuxa ao SRzd, quando faz um amplo apanhado do que pretende mostrar na Avenida. Clique no player abaixo para ouvir:

Introdução ao enredo

É Carnaval! E nesse dia de festa, a Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, nos seus 43 anos de existência, vêm mostrar mais uma vez a alegria de fazer parte do maior espetáculo do planeta.

Como não poderia ser diferente, no Carnaval de 2018, regressando com muito orgulho ao Grupo de Acesso, nossa agremiação mostrará mais um belo desfile na passarela, com o maior e o mais lindo enredo de sua história, as tradicionais festas de carnaval pelo mundo.

Nosso enredo 2018: “Carnevale…A magia da folia” fará uma linda viagem que ilustrará os festivais de Carnaval pelo mundo. Mostraremos as tradicionais festas que são comemoradas em diversos países, em suas cores, costumes, tradições, abordando a relevância cultural que cada uma delas traz para sua pátria e, é claro, jamais esquecendo a nossa a raiz, a nossa festa! Nessa viagem cultural que irá coroar momo como rei, farão parte dessa grande festa personagens mundiais da trupe da folia:

Pierrô, arlequim e colombina! Traga sua felicidade e vista sua fantasia…Chegou a nossa hora…Pois nessa noite de Carnaval, a Zona Sul vem cantar e uma só voz irá ecoar!

A origem…do brasil para o mundo

Carnevale…palavra do latim ‘carne vale’, que significa ‘adeus a carne’, festival que ocorre tipicamente antes da quaresma e que aqui no brasil chama-se carnaval, com variedades culturais, transformando-se na festa de momo, a magia da folia! E para embarcar nessa viagem nada melhor do que o velho calhambeque para nos levar…pois nossa aventura começa no corso carnavalesco. Esse tipo de agremiação promovia desfiles utilizando carros abertos e ornamentados, com foliões que saiam às ruas fantasiadas jogando confetes e serpentinas ao som de marchinhas de Carnaval. A manifestação do corso data do século XIX na Europa e influenciou o mundo todo contando que esse desfile de carros mais tarde daria origem às alegorias dos desfiles das escolas de samba.

O período que o Carnaval ocorre tem relação direta com as celebrações, rituais, fertilidade e colheita das primeiras lavouras às margens do rio nilo, em que agricultores comemoravam com danças e músicas. estas festividades possuem sua origem no antigo Egito como celebração do ano novo solar africano. Além disso, o Carnaval ocorre 47 dias antes da páscoa, no período da quaresma que, conforme cálculo ocorre próximo do dia de lua nova. ou seja, o Carnaval sempre esteve ligado ao sol e a lua, os dois astros que guiam a nossa festa, onde a perfeita harmonia entre eles, se dá no equinócio de outono (instante em que o sol, em sua órbita aparente cruza a linha do equador projetada na esfera celeste, a lua).

Surge assim o verde e rosa na esperança de nossa comunidade guerreira, numa forte exaltação, o nosso pavilhão já tem seu brilho e valor. E é aqui nossa primeira parada, uma homenagem às escolas de samba, a principal representatividade do Carnaval, “o maior espetáculo da terra”. A Barroca Zona Sul vem homenagear através de suas cores todas as escolas de samba e suas comunidades.

Brasil, país do Carnaval, espelho de festas e alegria para todo o planeta seja com o desfile das escolas de samba bem como os blocos, os bailes, frevo, maracatu, afoxé e diversas outras festas espalhadas por nosso país. não tem como falarmos de Carnaval sem falar do brasil. por essa grandiosidade iremos coroar em nosso solo o maior personagem do Carnaval: o rei momo.

Presentes na coroação de momo, nossa trupe da folia (arlequim, pierrô e colombina), oriundos da “Commedia Dell’arte” (Itália), personagens de um triangulo amoroso que conquistaram nossos corações agora viajam pelo mundo nos apresentando belíssimos Carnavais.

A América e seus encantos

Chegamos ao carnaval mais longo do mundo, mais de 40 dias de festa, com elementos da cultura africana importados pelos escravos nos tempos coloniais. Meu ritmo é o candombe, uma dança com atabaques e tambores, manifestação cultural reconhecida como “patrimônio cultural da Unesco” em Montevidéu – Uruguai.

Já diablada, é baseada na dança dos demônios e tem um ritmo espanhol associado a cerimônia religiosa andina, muito característico e jogado durante todos os dias de Carnaval tendo passos marcados e organizados que são ensaiadas durante todo o ano em Oruro – Bolívia. Invadimos uma tradicional festa, as marimondas, que são figurinos com nariz longo e grandes orelhas, são as principais marcas dessa celebração que mistura culturas regionais com indígenas e de escravos. A música típica contagia a cidade e milhares de pessoas seguem para as ruas de Barranquilla – Colômbia.

Um dos países mais bonitos do mundo têm sua raiz nas heranças francesas que trouxeram a tradição ao país. O coração da festividade é a música, e é especialmente importante a soca, ritmo afro-caribenho derivado do calypso. Os foliões usam muitas penas coloridas para desfilarem nas ruas com adornos de frutas e flores durante os dias de carnaval. Em Trinidad & Tobago a festa continua num dos carnavais mais charmosos do mundo, pelos passeios com as barcas no rio Mississipi regado ao som de jazz e artistas famosos. É a condecorada festa mardi gras na terra do “tio sam”, chamada também de terça feira gorda, onde a festa continua muito agitada e os foliões se divertem com seus colares coloridos no carnaval de Nova Orleans – Estados Unidos.

Que frio é esse! Na neve também tem Carnaval. E é o maior Carnaval de inverno do planeta, sendo a principal atração um desfile liderado pelo mascote oficial, chamado de bonhomme, um boneco de neve bem animado. Mesmo com 10 graus negativos o Carnaval atrai milhares de pessoas do mundo. E a festa de encerramento acontece no palácio de gelo da cidade de Quebec – Canadá.

Europa, o requinte da folia

Aportamos no velho continente…Temos aqui um dos carnavais mais coloridos e divertidos da Europa. A festa que dura duas semanas, é conhecida como “batalha das flores”, um costume local que data desde o ano de 1876, onde as pessoas durante a festa trocam flores entre si. É considerada uma tradição local por ser um dos lugares que mais se produz flores no mundo. A cidade se prepara durante semanas com ornamentos floridos por toda a parte e nos dias de festa, as pessoas vestem suas roupas de época – que lembram a tradição local na época do início da festa no século 19. as cores tomam conta da cidade de Nice – França.

Tradições ancestrais vivas nesse carnaval que também influenciou o Carnaval brasileiro. baseado principalmente em brincadeiras e jogos em que pessoas umas sujavam as outras, em forma de bonecos de madeira e palha. O evento acontece nas ruas remetendo-se à época medieval. Sou o “entrudo”, primeira manifestação de Carnaval no Brasil, mas festa tipicamente portuguesa, na cidade de Lazarim – Portugal.

Muita alegria…Festa típica de rua, uma das mais tradicionais da Europa com presença de pequenos carros alegóricos, exalta muito a figura do agricultor, que é o símbolo da cidade e representa a lealdade do povo. o mais incrível da festa é que a abertura do carnaval acontece no dia 11/11 às 11h11. Festa regada a muita cerveja, 7 dias sem parar. É assim o Carnaval em Colônia – Alemanha.

Requinte, luxo e tradição…Um dos Carnavais mais antigos do planeta, tem seu início marcado no século XVI. A nobreza, que queria se divertir como o povo, utilizava-se de máscaras para se esconder e passar despercebida no meio da multidão e até hoje é a marca registrada da festa. A festa dura 10 dias, com a realização de diversos bailes de máscaras nos salões nobres da cidade. o desfile sobre as gôndolas, também é tradição da festa, onde pessoas se fantasiam com roupas do século XVIII, com muito luxo, pelos canais de Veneza – Itália.

As luzes se apagam…É carnaval num dos países mais desenvolvidos do mundo. Lá acontece o chamado “desfile das lanternas”, homenagem à morte de São Martinho. Durante a última noite de festa, as luzes de toda a cidade se apagam e o povo desfila carregando suas lanternas ao som de músicas carnavalescas com flautas e tambores pela cidade de Basileia – Suíça.

Caminhando pelo leste europeu, encontro uma festa bem diversificada, onde as fantasias são a marca registrada, sendo os kurents a mais característica, que são fantasias monstruosas, cobertos de pelos de ovelha e sinos na cintura que produzem sons característicos representando o fim do período pagão e início da quaresma na pequena cidade de Ptuj – Eslovênia.

Festejando a chegada da primavera, sou conhecida como a “festa do sol”. Cada dia da celebração tem um significado especial com duração de uma semana inteira, sendo o último dia, conhecido como “domingo do perdão”. O dia de perdoar aqueles que te magoaram com um forte abraço. esse é o verdadeiro significado para a festa russa chamada maslenitsa que significa “o regresso do sol” na Russia.

Carnaval, a alegria do mundo

Sabemos que praticamente todos os carnavais, principalmente os da América, tiveram a influência africana em seus costumes. Seja na dança, nos instrumentos, no ritmo ou até mesmo no motivo para existir Carnaval. A África respira cultura e espalha diversidade e alegria pelo mundo inteiro mesmo com tantas dificuldades e adversidades. Jamais poderemos deixar de exaltar a importância desse povo na cultura do planeta e como eterno berço do samba. Salve os reis da folia – África.

Muito bem-vindos ao maior Carnaval gay do mundo! É um evento que dura três semanas e reúne milhões de pessoas de diversos locais do mundo. Acontecem muitos eventos voltados ao público homossexual. O principal dia de evento acontece um desfile de sombrinhas que colorem as ruas da cidade e levam o público ao delírio em Sydney – Austrália.

E nossa trupe chega bem feliz no maior Carnaval brasileiro fora do brasil, na terra do sol nascente, pois de tradicionalismo e cultura milenar que hoje tem um dos carnavais mais conhecidos do mundo. A festa de Asakusa. festival muito mais recente que sua cultura, mas hoje é muito comemorada na região. Com um toque bem brasileiro, acontecem desfiles, com 17 carros alegóricos e mais de 5.000 sambistas pelas ruas de Tóquio – Japão.

Enfim chegamos ao país que a maior evento coincide com a data da festa de momo: o ano novo chinês, que também utiliza o calendário solar / lunar. Os chineses comemoram a data do seu ano novo sempre durante o nosso Carnaval. A festa é muito rica, tem trajes específicos para a eventualidade e toda a tradição é voltada para o animal que rege aquele ano, que em 2018 será o ano do cachorro na china. E, como se diz no Brasil, que “o ano só começa depois do carnaval”, a Barroca Zona Sul vem desejar um feliz Carnaval um ótimo ano para todos…com muita paz, felicidade e todo o legado que nosso desfile deixou…Com muita alegria!

Comentários

 




    gl