Tambor mandingueiro: escolhido o primeiro samba do Carnaval 2018 em SP

Final de samba-enredo na Colorado do Brás. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Na noite deste sábado (24) a Colorado do Brás escolheu a canção de seu enredo 2018: “Axé, caminhos que levam à fé”.

+ Veja a galeria de fotos da festa

+ Veja a sinopse do enredo na íntegra

É a primeira trilha dos Grupos Especial e de Acesso para o Carnaval paulistano no próximo ano.

Três parcerias disputaram a preferência da comissão julgadora durante a final de samba realizada na sede social da Império de Casa Verde, na Zona Norte paulistana.

A obra assinada por Marcio Pessi, Edson Dafféh, Gilson Caffé, Magrão da Caprichosos e Hermes Sobral, foi celebrada a grande campeã da disputa.

+ Ouça o samba de enredo 2018 da Colorado do Brás

Festa vermelha e branca no terreiro do ‘Tigre’

A sede social da Império de Casa Verde foi o palco para um dos mais importantes momentos do pré-Carnaval da coirmã Colorado do Brás; a escolha do novo hino.

Antes da disputa, feijoada e show do grupo Recordasamba, animando os sambistas no terreiro do “Tigre”, ao longo de toda a tarde do sábado ensolarado na capital paulista.

Final de samba-enredo na Colorado do Brás. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz
Final de samba-enredo na Colorado do Brás. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

Foram dezoito obras inscritas no concurso. A seleção, em sua primeira etapa, se deu por meio de audições internas. O primeiro encontro na quadra aconteceu no último dia 18, com cinco semifinalistas, dois foram cortados. Inspirada no tema afro proposto pela agremiação, a safra revelou composições de boa qualidade, consequência rotineira de enredos com esse viés.

Esquenta, discurso e troca de reinado

Já no início da noite, o presidente Antônio Carlos Borges, o Ká, tomou a palavra para uma breve conversa com sua comunidade.

No pronunciamento destaque para o anúncio da troca da rainha dos rimistas da bateria de mestre Allan. Natália Nascimento deixou o posto, dando lugar a Muriel Miranda Quixaba. A saída se deu por vontade de Natália, que ainda segue na escola, agora, como madrinha da batucada. Na sequência, também foi apresentado o pavilhão do enredo 2018.

Final de samba-enredo na Colorado do Brás. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz
Final de samba-enredo na Colorado do Brás. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

As apresentações de ‘velhos’ conhecidos

Por volta das 18h30, finalmente teve início o duelo.

Pela ordem apresentaram-se os sambas 13, 5 e 9, cada um, com direito a cinco passadas, sendo duas sem, e três com o acompanhamento da bateria.

O trio envolvido na finalíssima deste ano é velho conhecido da comunidade vermelha e branca. Todas as três parcerias já haviam vencido ao menos uma disputa de samba-enredo na Colorado do Brás.

Atuais campeões os criadores do hino treze conceberam a canção de 2017; “Luz, câmera, ação… A Colorado apresenta a Roliúde no sertão”. Nesta noite contaram com o carisma e a qualidade de Celsinho Mody, intérprete da campeã deste ano, Acadêmicos do Tatuapé. Ao fim da performance, gritos de “é campeão” ressoaram pela quadra imperiana.

Em seguida o time de número cinco, que já liderava essa estatística, emplacando a vitória nos anos de 2005, 2011 e 2012, ao assinar as trilhas dos enredos; “Xavante! Guerreiro gigante”, “Deu a louca no planeta” e “Quem sonha não desiste de lutar”, respectivamente, representado, nesta oportunidade, pela voz oficial da X-9 Paulistana de Darlan Alves. O famoso “é campeão” voltou a ser repetido pelos sambistas presentes, assim como na exibição anterior, com a diferença na intensidade de canto do público, maior para o segundo concorrente.

Fechando as exibições, o samba nove, cujos os poetas carimbaram seus nomes na conquista de 2016 com o tema: “Transformando a química da vida”, e apostaram em Bico Doce, cantor que vai estrear no time de canto da Vai-Vai em 2018, para defender a obra.

Veja as fotos das três apresentações

(clique nas imagens para ampliar)

Ouça os três sambas envolvidos na final da Colorado do Brás

+ Samba 5 – Compositores: Marcio Pessi, Edson Dafféh, Gilson Caffé, Magrão da Caprichosos e Hermes Sobral

+ Samba 9 – Compositores: Marcos Thiago, Rapha Maslionis, Acerola de Angola, Rafael Mão e Cacá Camargo

+ Samba 13 – Compositores: Thiago Sukata, Potolski Filosofia, Celsinho Mody, Caca Back, Andre Valêncio, Luizinho, Douglas Chocolate e Tubino Meiners

O anúncio

Terminadas as três defesas dos finalistas, uma angustiante pausa.

No palco, novo show, desta vez, do grupo Pique Novo. Na quadra, crescia a expectativa pelo anúncio do samba escolhido pela comissão julgadora da Colorado do Brás para a disputa do Acesso no próximo ano, quando a agremiação entra com grande responsabilidade no concurso, uma vez que foi a melhor colocada entre aquelas que disputaram essa divisão em 2017.

Às 21h20, Chitão Martins, voz oficial da Colorado, confirmou a vitória da parceria de número cinco, ao cantar os versos do, agora, novo hino vermelho e branco.

Pelo sétimo ano, a voz oficial

Pelo sétimo ano consecutivo, sendo o terceiro sozinho, Chitão estará a frente do carro de som da Colorado.

Discreto e sempre concentrado na condução do seu trabalho, Chitão teve com parceiro, por quatro anos, Rodrigo Atração. Em voo solo há duas temporadas, acumula o mesmo posto na coirmã santista Vila Mathias. Além dele, todos os nomes do elenco foram definidos, exceto para o comando da comissão de frente. A reportagem do SRzd apurou nesta tarde que o profissional responsável por este segmento ainda não está definido.

Você sabia? No desempate, quesito samba-enredo impediu a volta para o Especial

A sempre tensa apuração dos desfiles das escolas de samba teve contornos dramáticos para a Colorado do Brás neste ano.

Segunda colocada até a leitura da última nota, do último quesito, viu escapar a vaga no Grupo Especial, de onde está distante desde 1993.

Duas notas dez e duas 9.8, atribuídas pelos jurados da Liga Independente das Escolas de São Paulo. Foram dois décimos preciosos perdidos em samba-enredo, item de desempate no concurso paulistano em 2017 e que deixou a vermelha e branca no terceiro lugar, com os mesmos 268,9 pontos da vice-campeã, Independente Tricolor.

Confira no gráfico as classificações da escola de 2006 a 2016

Leitores do SRzd preferiram o samba 13

Repercutindo a final de samba-enredo na Colorado do Brás o SRzd Carnaval SP abriu enquete, que esteve no ar entre os dias 21 e 23 de junho, colhendo a opinião de seus leitores sobre os três envolvidos na decisão. Veja o resultado final:

Veja a escalação parcial do time 2018 da Colorado do Brás definido

Colorado

Desfile
Domingo, 11 de fevereiro, com ordem a ser definida em sorteio

Enredo
“Axé, caminhos que levam à fé”
(leia a sinopse do enredo)

Presidente
Antônio Carlos Borges

Carnavalesco
Leonardo Catta Preta

Intérprete
Chitão Martins

Mestre de bateria
Allan Meira

Primeiro casal de MSPB
Ana Paula e Ruhanan

Rainha de Bateria
Muriel Miranda Quixaba

Veja a logomarca oficial do enredo 2018

Este ano a Colorado apresentou no sambódromo do Anhembi o enredo: “Luz, câmera, ação…A Colorado apresenta: a “Roliúde” no sertão”, ficando com a terceira colocação. Clique aqui para relembrar o desfile.

Comentários

 




    gl