Solidariedade: Camisa 12 entrega doações para vítimas de tragédia em SP

Camisa 12 entrega doações para vítimas de tragédia em SP. Foto: Camisa 12

O departamento social da escola de samba Camisa 12 entregou doações para os moradores vítimas da tragédia que marcou São Paulo na última semana.

Um incêndio provocou o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, na madrugada de terça-feira (1), causado por um curto-circuito em uma tomada no 5º andar, segundo depoimento de uma sobrevivente à polícia.

Uma semana depois, os bombeiros confirmam duas mortes, de Ricardo Pinheiro, o Tatuagem, cujo corpo foi encontrado na última sexta (4), e um corpo que seria de uma criança, achado na manhã desta terça (8). As buscas por sobreviventes continuam, e muitos moradores cadastrados pela Prefeitura não foram localizados após o episódio. Veja as fotos:

(clique nas imagens para ver em tamanho ampliado)

Saiba mais:

Projetado em 1961 pelo arquiteto Roger Zmekhol, o edifício era considerado um dos prédios comerciais mais luxuosos de sua época.

Foi construído para ser sede da Cia Comercial Vidros do Brasil. De estrutura metálica e lajes em concreto, tinha 24 andares e ficava na região do Largo do Paissandu. Foi um dos primeiros da cidade a adotar o estilo “pano de vidro”, que se difundiu nas décadas seguintes em prédios comerciais.

Após passar para as mãos do Estado, em razão de dívidas dos proprietários, foi sede da Polícia Federal e do INSS.

Em 1992, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, havia tombado a construção.

O edifício foi colocado em leilão no ano de 2015, por R$ 24 milhões, mas ninguém arrematou. Em 2017, o imóvel foi cedido para a Prefeitura de São Paulo para a instalação da Secretaria da Educação e Cultura da cidade, segundo o Ministério do Planejamento. No entanto, o processo de transferência não havia sido finalizado, dando espaço para ocupação de centenas de pessoas.

Comentários

 




    gl