Em entrevista, Sidnei França fala do papel histórico da Gaviões no Carnaval de SP

Uma das mais importantes escolas de samba do Carnaval de São Paulo se prepara para viver um novo ciclo.

A Gaviões da Fiel chegou ao Grupo Especial da cidade em 1990. E foi justamente nesta década que contribuiu para diferentes transformações observadas nos desfiles carnavalescos.

Além de ser a primeira agremiação oriunda de uma torcida organizada de um clube de futebol na divisão de elite do samba paulistano, trouxe, pelas mãos de Raul Diniz, outros conceitos plásticos e estéticos na concepção visual de suas apresentações.

Mais dois artistas importantes nessa trajetória se destacam; Roberto Szaniecki e Jorge Freitas, protagonistas, ao lado de Diniz, dos melhores anos da Fiel na Avenida. Foram quatro campeonatos em menos de uma década e a consolidação da alvinegra entre os pavilhões mais respeitados do Carnaval.

E como em toda a caminhada, alguns acidentes de percurso estavam reservados para a escola do Bom Retiro: três rebaixamentos destoaram das exibições em alto nível que a Gaviões acostumou-se a fazer na passarela do samba. Há seis anos, embora sem sofrer com o fantasma do descenso, fica de fora do desfile das campeãs, contexto que não condiz com a jornada vitoriosa da agremiação nas duas décadas anteriores.

Buscando reencontrar-se com seu DNA vencedor, logo após o concurso de 2017, a diretoria apostou na contratação de um dos mais renomados carnavalescos da folia paulistana. Sidnei França, acostumado ao sucesso em sua longa passagem pela Mocidade Alegre, pode ser um dos motores de um segundo ciclo virtuoso da entidade.

Em entrevista ao SRzd, além de comentar sua chegada na “Torcida que Samba”, fez um balanço bastante amplo deste histórico da Gaviões no Carnaval de São Paulo. Clique no player abaixo para ouvir:

Em 2017 a Gaviões da Fiel apresentou no sambódromo do Anhembi o enredo: “Com as mãos e a garra de um povo sonhador, surge o contraste de uma nova metrópole – Sampa, lugar de sonhos, oportunidades e esperança”, conquistando o nono lugar. Clique aqui para relembrar. O desfile foi desenvolvido pelo carnavalesco Zilkson Reis.

Comentários

 




    gl