Samba-enredo é destaque do novo programa da Rádio SRzd SP

Cavaco. Foto: Reprodução de vídeo

Cavaco. Foto: Reprodução de vídeo

Fortemente influenciado pela história social, cultural e política do Brasil, o gênero samba-enredo, único autenticamente brasileiro, revelou poetas do povo e contribuiu de forma relevante na estruturação da alma brasileira.

Desde 1930 é oficial no Carnaval carioca e, a partir de 1969, aqui em São Paulo. Sua estrutura narrativa consiste, basicamente, em letra e melodia.

Ao longo desses anos todos, acompanhamos muitas transformações nesse sentido. E muitas vezes, apontamos os descaminhos, entretanto, nunca negamos o empoderamento que proporcionou às comunidades afrodescendentes frente ao racismo e a discriminação imposta ao ritmo.

Ao longo destes quase 90 anos o samba-enredo resiste. Se reinventa e, vez ou outra, surge uma pérola pra fazer valer sua força. Faz algum tempo, é verdade… mas o novo sempre vem!

Pensando em quem admira samba-enredo o ano inteiro, a Rádio SRzd SP lança nesta segunda-feira (20) um programa que promete compartilhar trilhas-sonoras de desfiles marcantes, sonhos de compositores que muitas vezes não chegam a se materializar na Avenida e obras que prometem fazer sucesso no próximo Carnaval.

Com apresentação de Guilherme Queiroz, o programa “100% Samba-Enredo” promete fazer jus ao nome para oferecer ao ouvinte,um repertório variado com o que há de melhor do gênero.

Programa 100% Samba-Enredo. Foto: Divulgação
Programa 100% Samba-Enredo. Foto: Divulgação

“Vamos fazer uma viagem por hinos inesquecíveis e reviver momentos marcantes da folia paulistana. Além de exibirmos os hinos já definidos para o Carnaval de 2019, vamos compartilhar também obras concorrentes e valorizar a figura do compositor, protagonista desta arte que emociona e eterniza os desfiles”, diz Guilherme.

Para acompanhar o programa “100% Samba-Enredo”, basta acessar SRzd.com/radiosp ou baixar o aplicativo da Rádio SRzd SP . Basta digitar Rádio SRzd SP  na busca da loja virtual em seu celular. É grátis.

Comentários

 




    gl