Saiba o que muda no Carnaval de SP com a criação do Grupo de Acesso 2

A semana que marcou a oficialização da migração do Grupo 1 da Uesp para a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, mexeu com os bastidores do Carnaval.

O movimento é um marco histórico na estrutura organizacional dos desfiles de escola de samba na maior cidade do país.

Já em 2018 doze agremiações passam a integrar o recém-criado Grupo de Acesso 2; Camisa 12, Amizade Zona Leste, Unidos de Santa Bárbara, Tradição Albertinense, Mocidade Unida da Mooca, Uirapuru, Torcida Jovem, Dom Bosco de Itaquera, Brinco da Marquesa, Morro da Casa Verde, Combinados de Sapopemba e Estrela do Terceiro Milênio.

Agora, a Liga-SP, que já era a gestora dos Grupos Especial e de Acesso (agora Acesso 1), passa a ter trinta e quatro filiadas. Na outra ponta, a Uesp fica apenas com o Carnaval dos bairros; Grupos 2, 3, 4 e Blocos Especiais, enquanto a Liga assume a totalidade da festa e seus respectivos eventos realizados no sambódromo do Anhembi.

Diante deste novo cenário, uma série de questionamentos surgiram como desdobramentos desta nova configuração. A reportagem do SRzd procurou a Liga Independente das Escolas de Samba para esclarecer aspectos importantes decorrentes do novo formato. Confira:

SRzd: Estão mantidos os critérios de acesso e descenso dos Grupos Especial e de Acesso (caem duas agremiações do Especial para o Acesso e sobem duas do Acesso para o Especial)?

Liga-SP: Estamos programando para os próximos dias uma coletiva de imprensa quando a Liga-SP vai explicar todas as informações para o Carnaval SP 2018.

SRzd: Como será o acesso e o descenso do novo grupo (Acesso 2)?

Liga-SP: As questões referentes ao regulamento ainda estão sendo discutidas em plenária pela diretoria da casa e presidentes das agremiações. Divulgaremos através dos nossos canais todas as informações e regulamentos, assim que forem definidos, da mesma maneira que já acontece com os Grupos Especial e de Acesso.

SRzd: As escolas do Acesso 2 poderão utilizar os barracões da Fábrica do Samba II? Em caso positivo, as instalações já estão liberadas para uso?

Liga-SP: Sobre a Fábrica do Samba II, continua previsto o uso pelas escolas do Grupo de Acesso 2. Isso vai acontecer assim que as obras, que já estão em andamento, forem finalizadas.

SRzd: As escolas do Acesso 2 estarão submetidas aos mesmos critérios de julgamento das outras duas divisões? Serão avaliadas pelo mesmo corpo de jurados? Quando será disponibilizado o regulamento do Carnaval 2018?

Liga-SP: As questões referentes aos critérios, julgamento e regulamento do Grupo de Acesso 2, ainda estão sendo discutidas em plenária pela diretoria da casa e presidentes das agremiações. Divulgaremos através dos nossos canais todas as informações e regulamentos, assim que forem definidas, da mesma maneira que já acontece com os grupos Especial e Acesso.

SRzd: Haverá alterações técnicas (quantidade de alegorias, componentes, tempo de desfile, entre outros) para os desfiles do Acesso 2, ou elas (escolas) seguirão os mesmos padrões aos quais eram submetidas enquanto integravam a Uesp?

Liga-SP: As questões referentes aos critérios, julgamento e regulamento do Grupo de Acesso 2, ainda estão sendo discutidas em plenária pela diretoria da casa e presidentes das agremiações. Divulgaremos através dos nossos canais todas as informações e regulamentos, assim que forem definidas, da mesma maneira que já acontece com os grupos Especial e Acesso.

SRzd: Quando será a apuração das notas dos desfiles do Acesso 2?

Liga-SP: As questões referentes a apuração do Grupo de Acesso 2, ainda estão sendo discutidas em plenária pela diretoria da casa e presidentes das agremiações. Divulgaremos através dos nossos canais todas as informações e regulamentos, assim que forem definidas, da mesma maneira que já acontece com os grupos Especial e Acesso.

SRzd: Haverá cobrança de bilheteria para os desfiles do Acesso 2?

Liga-SP: As questões referentes a bilheteria do Grupo de Acesso 2, ainda estão sendo discutidas em plenária pela diretoria da casa e presidentes das agremiações. Divulgaremos através dos nossos canais todas as informações e regulamentos, assim que forem definidas, da mesma maneira que já acontece com os grupos Especial e Acesso.

SRzd: Como será a grade de ensaios técnicos gerais do Acesso 2? Quando ela será divulgada? Vai interferir na grade dos Grupos Especial e de Acesso já divulgada?

Liga-SP: As questões referentes aos ensaios técnicos do Grupo de Acesso 2, ainda estão sendo discutidas em plenária pela diretoria da casa e presidentes das agremiações. Divulgaremos através dos nossos canais todas as informações e regulamentos, assim que forem definidas, da mesma maneira que já acontece com os grupos Especial e Acesso.

SRzd: Haverá alteração na distribuição da verba para as 34 escolas filiadas à Liga com esta nova configuração?

Liga-SP: Sobre a verba pública, ela é determinada pelo contrato de Carnaval, ou seja, nada mudou.

SRzd: A configuração dos grupos será mantida (14 Especial, 8 Acesso 1 e 12 no Acesso 2) ou será remodelada futuramente?

Liga-SP: Estamos programando para os próximos dias uma coletiva de imprensa quando a Liga-SP vai explicar todas as informações para o Carnaval SP 2018.

SRzd: Finalmente, gostaríamos de uma palavra de algum dirigente da Liga-SP sobre a principal ou, as principais, caso exista mais de uma, motivações para a Liga-SP incorporar o antigo Grupo 1 da Uesp.

Liga-SP: Estamos programando para os próximos dias uma coletiva de imprensa quando a Liga-SP vai explicar todas as informações para o Carnaval SP 2018.

Anteriormente, a Liga-SP já havia anunciado a produção do CD com os sambas de enredo deste novo grupo, com data prevista de lançamento para o dia 2 de dezembro, quando se comemora o “Dia Nacional do Samba”, junto com as demais coirmãs do Especial e do Acesso.

Liga-SP já havia comentado o caso em setembro

Apurando o cenário deste importante movimento dentro da estrutura e da gestão dos desfiles carnavalescos na cidade, o SRzd ouviu, recentemente, o vice-presidente de Carnaval da Liga, Darly Silva, durante evento na Fábrica do Samba I, realizado em 29 de setembro, quando estava programada uma coletiva de imprensa marcando o pontapé inicial das gravações do CD 2018.

+ Veja os detalhes do evento na Fábrica do Samba

Em entrevista ao portal, Neguitão confirmou as tratativas e que elas não eram novas. O dirigente, que também é presidente da Vai-Vai, disse que o encaminhamento desta questão estava em “fase de amadurecimento”, mas que poderia consolidar-se já no próximo ano. Relembre:

Uesp ainda não se manifestou oficialmente

Nos últimos dois meses a reportagem do SRzd esteve em contato com a diretoria e com a assessoria de imprensa da União das Escolas de Samba Paulistanas para repercutir o caso.

A entidade optou por não manifestar-se em nenhuma das ocasiões. Na última segunda-feira (6), a equipe do portal fez novo contato com o presidente da entidade, Alexandre Magno, o Nenê. Na oportunidade, ele confirmou as tratativas e disse ter conhecimento da publicação das informações contidas no contrato de Carnaval, mas afirmou que ainda haviam questões administrativas a serem encaminhadas. Procurado novamente na noite de quarta-feira (8), Nenê preferiu não emitir, neste momento, nenhuma posição oficial da “Matriz do Samba” sobre o tema.

*Até a publicação desta nota a redação do portal SRzd não obteve nenhum novo posicionamento da União das Escolas de Samba Paulistanas.

Ensaios técnicos gerais

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo divulgou em 6 de outubro o calendário de ensaios técnicos gerais rumo ao Carnaval de 2018.

Porém, no dia 16, uma nova grade foi disponibilizada pela entidade, com alterações. Nesta temporada quem abre os treinos é a Mocidade Camisa Verde e Branco, em 5 de janeiro, e o encerramento fica sob a responsabilidade da Vai-Vai. Clique aqui e veja a grade completa.

Confira a ordem oficial dos desfiles dos Grupos da Liga-SP no Carnaval de São Paulo 2018

Grupo Especial

+ Sexta-feira, 9 de fevereiro

1ª – 23h15 – Independente Tricolor
2ª – 0h25 – Unidos do Peruche
3ª – 1h35 – Acadêmicos do Tucuruvi
4ª – 2h45 – Mancha Verde
5ª – 3h55 – Acadêmicos do Tatuapé
6ª – 5h05 – Sociedade Rosas de Ouro
7ª – 6h15 – Tom Maior

+ Sábado, 10 de fevereiro

1ª – 22h30 – X-9 Paulistana
2ª – 23h20 – Império de Casa Verde
3ª – 0h30 – Mocidade Alegre
4ª – 1h40 – Vai-Vai
5ª – 2h50 – Gaviões da Fiel
6ª – 4h00 – Dragões da Real
7ª – 5h10 – Unidos de Vila Maria

Grupo de Acesso 1

+ Domingo, 11 de fevereiro

1ª – 21h – Barroca Zona Sul
2ª – 22h – Leandro de Itaquera
3ª – 23h – Nenê de Vila Matilde
4ª – 0h – Colorado do Brás
5ª – 1h – Camisa Verde e Branco
6ª – 2h – Águia de Ouro
7ª – 3h – Pérola Negra
8ª – 4h – Imperador do Ipiranga

Grupo de Acesso 2

+ Segunda-feira, 12 de fevereiro

1ª – Uirapuru da Mooca
2ª – Dom Bosco
3ª – Brinco da Marquesa
4ª – Combinados de Sapopemba
5ª – Amizade Zona Leste
6ª – Estrela do Terceiro Milênio
7ª – Torcida Jovem
8ª – Unidos de Santa Bárbara
9ª – Camisa 12
10ª – Mocidade Unida da Mooca
11ª – Morro da Casa Verde
12ª – Tradição Albertinense

(os horários ainda não foram definidos)

Saiba mais:

+ Presidente da Terceiro Milênio comenta a mudança

Comentários

 




    gl