Sabores da folia…

Banquete. Foto: Reprodução

Desde criança ouço que o coração de uma casa é a cozinha.

Trago lembranças afetivas desse aprendizado. Filha de uma família mineira, a fartura era o carro chefe de minha casa. Claro que houve momentos precários, mas a sabedoria de mamãe sempre criava um prato saboroso. O costume enraizado ofereceu encontros e decisões.

Lembro quando tive a primeira reunião de trabalho com a Sociedade Rosas de Ouro. A mesa havia acabado de ser posta pelos queridos Madalena e Pedrinho. Era o momento em que a diretoria almoçava. Convidada a acompanhá-los, conversamos sobre a ideia de cuidar da comunicação da escola. Foram anos deliciosos, assim como a vitória conquistada por meio do enredo “O cacau é show”.

No primeiro ensaio geral deste ano, em 15 de janeiro, encontrei Angelina Basilio, presidente da azul e rosa. A conversa foi nostálgica. Quando saíamos para descontrair, na capital da gastronomia, tornamo-nos clientes assíduas de um restaurante japonês na Liberdade, ou, em uma hamburgueria na região Norte da metrópole. Ah! Também vale registrar os cafés da tarde na casa de Angelina, servidos em xícaras com formato de coração.

A escola defenderá o enredo “Convivium – sente-se à mesa e saboreie”, tema sobre os banquetes históricos. E a presidente, de família italiana, recorda: “Lembro dos ensinamentos de minhas avós. Elas sempre estimulavam que as refeições fossem realizadas à mesa. E a conversa fluía”, relembra.

De um jantar requintado aos fast foods, São Paulo que acaba de completar 463 anos, é a cidade onde predomina a união de sabores. O enredo desperta um dos cinco sentidos que norteiam nossa percepção no ambiente: visão, audição, paladar, olfato e tato. O organismo humano é capaz de identificar um alimento pelo sabor e distinguir as sensações de doce, salgado, azedo e amargo.

Os sentidos nos informam, de diversas maneiras, sobre o que ocorre a nossa volta. Podemos ver, ouvir e sentir sabores. Podemos sentir a textura e a temperatura das coisas que tocamos, assim como o olfato que norteia os odores. Componha a mesa e acompanhe a Rosas!

Comentários

 




    gl