Carnaval/SP

Notícias atualizadas sobre o Carnaval de São Paulo.

Não é à toa que o Brasil nasceu no mês do santo das causas difíceis…

Santo Expedito. Foto: Reprodução

A jornalista Aurora Seles traz mais um texto para os leitores do SRzd.

A coluna é publicada semanalmente, às terças-feiras, na página principal da editoria do Carnaval de São Paulo. Leia, comente e compartilhe!

Vamos Brasil!

O mês de abril possui datas comemorativas em todos os seus 30 dias.

Destaco quatro homenagens: 19 – Índio e Santo Expedito, 22 – Brasil e 23 – São Jorge.  A nação brasileira completou 517 anos e é a maior da América do Sul. Alcançamos 200 milhões de habitantes e ainda estamos em construção.

Brinco que o Brasil é um continente, com vários países, tamanha a variação de imigrantes e culturas. E todos, lamentavelmente, aprendem a nossa história de maneira indevida. Os primeiros habitantes foram os índios, mas as caravelas portugueses receberam o título de “descobridores”.

Um dos fatores mais marcantes é a abolição da escravatura, em 1888. Ou seja, a população negra foi escravizada durante 388 anos. Basta calcular que há apenas 128 anos ocorreu essa libertação. Aqui cabe uma pergunta: quem construiu as ferrovias, igrejas e demais patrimônios? Falamos pouco das etnias, mas com você, caro leitor, divido a importância dos índios e negros em nosso berço esplêndido.

Atualmente estamos no período da lavadeira (ou jacinta), também conhecida como libélula. Este inseto vive um longo ciclo de 17 metamorfoses, que pode durar até cinco anos e, finalmente, ele voará. Sob esse olhar ingênuo classifico nosso país, pois, quero acreditar que a avalanche, a qual passamos, terá um final positivo.

O cenário político não promove apenas um debate financeiro, mas sim ético. Esta palavra define o que é caráter, bons costumes e valores morais. Por isso, relembrei quando a história começou. A limpeza, ou, a necessidade de um lava a jato, é complexa.

Pertencer a uma nação laica, leva-nos a agir com confiança e otimismo para o futuro. Não é à toa que o Brasil nasceu no mês do santo das causas difíceis (Vós que sois um santo guerreiro. Vós que sois o santo dos aflitos. Vós que sois o santo dos desesperados. Vós que sois o santo das causas urgentes, protegei-me. Ajudai-me. Dai-me força, coragem e serenidade) e de um grande guerreiro, Ogum (Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar). Salve Santo Expedito e São Jorge!

Sim! A crença, independente da religião, é um fator presente nos 27 estados do Brasil. Esta terra embrionária, ainda rica de fauna e flora, com seu povo aguerrido e acolhedor, vai seguir e atualizar a história, por meio de suas raízes e verdades. Tenho fé!

Comentários

 




    gl