Musa do Carnaval fala pela primeira vez sobre câncer

Cacau e Tânia Oliveira. Foto: Thais Aline – Agência Fio Condutor

Musa do Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro, a modelo, apresentadora e empresária Tânia Oliveira é referência de beleza e carisma.

Em 2018 realizou o grande sonho ao desfilar como rainha de bateria da União da Ilha do Governador, além de ser vice-campeã da folia paulistana como madrinha da Dragões da Real.

O que poucos sabiam é que no mesmo período ela viveu o maior drama de sua vida. Em um exame de rotina, realizado meses antes dos desfiles, ela descobriu um câncer na tireoide. Em entrevista à amiga Cacau Colucci, que acaba de lançar um quadro no Youtube, a ex-panicat falou pela primeira vez sobre o assunto.

“Muita gente da minha família não sabe ainda que tive a doença. Faz apenas três meses que operei. Fiquei com muito medo de sair na mídia e as pessoas acharem que eu queria aparecer”, revelou a Tânia explicando os motivos de não expor o tema na mídia.

A opção de desfilar em duas escolas mesmo sabendo da doença

Tânia Oliveira falou ainda que não pensou em deixar as agremiações, mesmo sabendo do diagnóstico, e contou a opção por desfilar, ao invés de realizar a cirurgia rapidamente.

“O médico queria que eu operasse em dezembro, mas eu decidi desfilar. Eu tinha meu aniversário para comemorar, o natal, o réveillon, o Carnaval, tudo em sequência, e eu não iria conseguir fazer repouso. O doutor fez alguns exames e me disse que daria para esperar essas datas antes de operar, mas que dependeria da minha cabeça”, contou.

Ela relatou que a cirurgia foi simples e a dor suportável, mas o problema veio depois. Tânia começou a tomar hormônios, em jejum, todos os dias e ainda sofre muito com os efeitos colaterais.

“Os hormônios bagunçam nosso corpo. Tive síndrome do pânico e depressão, mas estou me tratando. O remédio virou rotina, como tomar café da manhã”, detalha.

Recuperada, Tânia resolveu falar sobre o assunto para ajudar as pessoas que sofrem com a mesma patologia e dar uma palavra de ânimo e força através de sua história de superação. Cacau, que desfila junto com Tânia na Dragões da Real, perguntou se a doença não a deixou com medo de perder o posto na tricolor.

“Medo de perder o posto eu não tive. Nem de perder trabalho. Eu só não expus antes, por medo das pessoas acharem que eu estava me fazendo de vitima”, finalizou.

Apaixonada pelo Carnaval, Tânia Oliveira possui ligação com a folia paulistana desde o ano 2000, tendo em seu currículo desfiles pela X-9 Paulistana e Tom Maior. É madrinha da Dragões da Real desde 2015. No Rio de Janeiro, também foi musa da Mocidade Independente de Padre Miguel, em 2010.

Assista a entrevista na íntegra

O que é o câncer de tireoide?

A glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. Ela produz hormônios que regulam o metabolismo, que é o processo de como o corpo usa e armazena a energia. O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na região.

A maioria dos nódulos, cerca de 90%, são benignos – não-cancerosos – mas aqueles que são cancerosos podem se espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.

Comentários

 




    gl