Gaviões da Fiel lança enredo, o nono do Grupo Especial 2018

Na noite desta quinta-feira (1) o nono enredo do Grupo Especial do Carnaval 2018 em São Paulo foi divulgado.

Foi a vez da escola de samba Gaviões da Fiel anunciar o tema de seu desfile no sambódromo do Anhembi no próximo ano. Já haviam revelado os seus Império de Casa Verde, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Tom Maior, Acadêmicos do TatuapéX-9 PaulistanaMocidade Alegre e Acadêmicos do Tucuruvi.

O lançamento aconteceu em um bar, em Guarulhos, e era restrito apenas para convidados. Presentes, vereadores e o prefeito da cidade, Gustavo Henric Costa, o Guti, do PSB.

“Guarus – Na aurora da criação, a profecia Tupi…Prosperidade e paz aos mensageiros de Rudá”, é o título do projeto alvinegro, inspirado no município da região metropolitana.

No palco, o presidente da Gaviões, Rodrigo Fonseca, o Diguinho, fez questão de destacar que não haverá investimento de recursos públicos nesta parceria, apenas um intercâmbio cultural, entre a agremiação e a cidade.

Veja a logomarca do enredo 2018 da Gaviões da Fiel 

Logotipo enredo Gaviões da Fiel 2018. Foto: Divulgação
Logotipo enredo Gaviões da Fiel 2018. Foto: Divulgação

Guarulhos é inspiração da Fiel para 2018

Guarulhos será a quinta cidade a ser abordada pela Gaviões da Fiel no Carnaval; São Paulo, Dubai, São Luis do Maranhão e Santana de Paranaíba, já foram trazidas em desfiles da escola.

Localizada na região metropolitana de São Paulo, é o segundo município mais populoso do estado, com cerca de 1,3 milhões de habitantes, e um dos principais da federação na geração de divisas para o país.

Fundada em dezembro de 1560, pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, sua origem está ligada aos cinco outros povoamentos que tinham como principal objetivo defender São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios, índios Tupinambás que habitavam o litoral norte paulista.

A mineração do ouro foi a primeira atividade econômica local, que com o passar do tempo se industrializou e atingiu seu ápice com a inauguração do Aeroporto Internacional Franco Montoro, na década de oitenta.

Sidnei França explana enredo nesta sexta-feira

Vinte e quatro horas depois de lançar o enredo, nesta sexta-feira (2), o novo carnavalesco alvinegro recebe os compositores interessados em participar do concurso de samba.

Sidnei França detalha o tema a partir das 20h30, nas instalações da Fiel na Fábrica do Samba, localizada na Avenida Doutor Abraão Ribeiro, 497, na várzea da Barra Funda. O artista adiantou, durante o evento de lançamento do tema, que a história se baseia na mitologia indígena inspirada na essência da cidade de Guarulhos.

Recentemente, ao SRzd, França comentou sua chegada e fez uma ampla reflexão sobre a contribuição da Gaviões para a história do Carnaval paulistano. Clique no player abaixo para ouvir:

No último Carnaval a Gaviões apresentou na Avenida o enredo: “Com as mãos e a garra de um povo sonhador, surge o contraste de uma nova metrópole – Sampa, lugar de sonhos, oportunidades e esperança”, conquistando o nono lugar. Clique aqui para relembrar.

O desfile foi desenvolvido por Zilkson Reis, que desligou-se da Fiel, em comum acordo com a diretoria. Para o seu lugar, foi anunciado Sidnei França.

Leia também:

Gaviões da Fiel anuncia novo coreógrafo de comissão de frente

Comentários

 




    gl