Carnaval/SP

Notícias atualizadas sobre o Carnaval de São Paulo.

Filho da Zona Norte, região dona da hegemonia do samba em SP

Zona Norte. Foto: Reprodução

Ednei Mariano traz novo texto em sua coluna no portal SRzd.

As publicações são semanais, sempre às sextas-feiras, na página principal da editoria do Carnaval de São Paulo. Leia, comente e compartilhe!

Filho da Zona Norte, região dona da hegemonia do samba em SP

Das quatorze escolas de samba do Grupo Especial de Sampa, nove têm sua sede instalada na Zona Norte da cidade, uma hegemonia no samba.

Ali também se encontra um grande celeiro de sambistas, que além de tomarem conta desta região de fartura na atividade, se espalham pela maior capital do Brasil levando seu talento.

É assim com este notável dançarino, nosso personagem de hoje.

Ele veio muito pequeno para o maior reduto negro de São Paulo, há 30 anos atrás.

E lá se vão mais de duas décadas enriquecendo nossa arte. Homem de personalidade forte, um vencedor de grandes desafios em sua carreira. Não se acomoda na “zona de conforto” e “brigão” por aquilo que acredita, já teve de recomeçar diversas vezes, com diferentes parceiras.

Isso lhe trouxe experiência e bagagem no seu processo de evolução da dança. Esta postura o levou a conduzir grandes e talentosas damas como Lais Moreira, Adriana Gomes, Edilaine Campos e Lys Grooters.

Esteve como primeiro em entidades de muito prestigio; Mocidade Alegre, Águia de Ouro e Unidos do Peruche. Não se fazia de rogado e viajou por várias cidades do nosso interior, em defesa de muitos pavilhões.

Começou na arte como parceiro de Zélia Oliveira, presidente licenciada da nossa Amespbeesp. É um homem que busca com os mais antigos na dança um conselho e uma opinião para melhorar sua performance. “Sorrisão” aberto, está em todas as quadras prestigiando os colegas de dança, sempre bem humorado.

A dança para ele é sempre um recomeço e que a cada ano se escreve uma nova história. É colecionador de prêmios de destaque no quesito, dentre eles, o Troféu SRzd.

Desafiante e desafiador. Neste ano investiu numa nova parceria, trabalhou muito e incansavelmente. O resultado positivo veio ao lado de Evelyn Silva; três notas dez e um vice-campeonato, muito festejado, pela Dragões da Real.

Ele é Rubens José Gentil de Castro, um cara que a cada dia escreve uma página gloriosa em sua carreira de dança. Graduado em Pedagogia Empresarial, trabalha como Coordenador de Projetos de Tradução. Com certeza, pelos seus feitos, vai entrar para a galeria dos grandes mestres da nossa cidade, mas antes, continuará nos brindando por muitos anos com seu talento que se lapida a cada dia.

Desfile 2017 da Drações da Real. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Comentários

 




    gl