Eleições na Pérola Negra: Felicidade, engajamento e motivação, propõe ‘Chapa Renovação’

Eleições na Pérola Negra. Foto: Arte

A escola de samba Pérola Negra realiza eleições para definir o comando da entidade no próximo triênio (2017 – 2020).

O pleito está marcado para o dia 11 de maio, na Avenida Waldemar Ferreira, 93, no bairro do Butantã. A primeira convocação acontece às 19h, e uma segunda, independentemente do número de associados presentes, às 19h30.

O processo celebra a nova diretoria executiva e o conselho fiscal da agremiação. As chapas interessadas em concorrer tinham até 28 de abril para inscrever-se, registrando as respectivas candidaturas.

O portal SRzd, com o objetivo de contribuir para o processo democrático, não apenas da escola, mas do próprio Carnaval de São Paulo, abriu espaço para os concorrentes envolvidos na disputa. Confira o que pensam os representantes da “Chapa Renovação”:

Perfil da candidata a presidente

Gislaine Camillo Flisch, casada, mãe de três filhos. Conhecida no mundo do samba como Gisa Camillo, “porta-bandeira”. Desfilei em algumas coirmãs até que em 2005 passei a ostentar o pavilhão oficial da Pérola Negra. Pavilhão que defendi por meio do bailado de porta-bandeira até o Carnaval de 2017, que inclusive, após o desfile, me deliguei do cargo.

Durante esse período convivi com duas gestões completamente diferentes. Com essas vivências passei a acreditar na felicidade e no potencial que o Carnaval pode nos levar. Devido a isso, e por toda minha história com pavilhão, trago essa nova proposta que carinhosamente chamo de “Chapa Renovação”, e busco a colaboração de todos aqueles que querem levantar e reconstruir a nossa escola.

Tenho vivência profissional na área financeira, compras, comunicação, vendas, marketing, recursos humanos e planejamento. Sou formada em pedagogia e atualmente trabalho para o Governo do Estado de São Paulo.

Veja a composição completa da chapa

Gislaine Aparecida Camilo Flisch – Presidente
Gilvan Luiz da Silva – Vice-presidente
Camila Cristina Silva Abade – Secretária
Gustavo do Nascimento Silva – Diretor Financeiro
Suiane Hadisa Julio Anunciação – Tesoureiro
Paulo César Rodrigues Amaral – Diretor de Carnaval
Ana Lúcia Pasqual – Diretora de Patrimônio
Maria Aparecida Guimarães Lucas – Presidente do Conselho Fiscal
Herminia Assunção Oeiras Miranda – Vice-presidente do Conselho Fiscal
André dos Santos Camilo – Suplente do Conselho Fiscal

SRzd: Qual a importância de uma mulher na presidência, tanto para a agremiação, quanto para o próprio Carnaval?

“O Carnaval é uma evolução, mas ainda, por muitos, é considerado um mundo machista. Temos mulheres competentes à frente de algumas agremiações que lutam diariamente para estarem ali e são referências para a sua comunidade. Somos multifuncionais, guerreiras, temos um olhar sensível e criativo para tudo, no quesito gestão, quando traçamos uma meta, fazemos até o impossível para alcançá-la.

Não somos melhores que ninguém, queremos apenas o nosso espaço e demostrar todo o nosso potencial. Como mulher e negra, já enfrentei muitos preconceitos e desafios, mas nunca desisti, pois as dificuldades me fortalecem, me fazem crescer, e é por isso que busco a renovação da minha escola, todo trabalho será voltado para a nossa a comunidade, pois todos que amam esse pavilhão merecem ver a nossa Pérola sempre reluzindo”.

SRzd: A Pérola Negra está há algum tempo sem sede própria. Que impacto isso tem nas atividades da agremiação e o que sua chapa propõe nesse sentido?

“Quero ressaltar que fomos muito bem recebidos pelos bairros do Rio Pequeno, Butantã e região. Aproveito para agradecer a força e garra que tiveram e o quanto a presença de todos foi essencial nos últimos Carnavais. Na minha gestão, tenho o objetivo de trabalhar com as todas as comunidades, Vila Madalena, Rio Pequeno, Butantã e etc, mas o objetivo é voltar para a nossa essência: a Vila Madalena. Tenho propostas e planos concretos, mas só vou mencioná-los após a eleição”.

SRzd: Liste os cinco principais objetivos de uma possível gestão:

– Atrair, desenvolver e remeter os melhores profissionais por meio de experiências significativas, desafiadoras e enriquecedoras;
– Buscar engajamento por meio de felicidade e propósito (ensaios oficiais no local de origem da escola);
– Criar um ambiente positivo que valorize as relações e motive as pessoas;
– Garantir a ardência à cultura, por meio da escolha de pessoas com alinhamento entre valores pessoais e valores organizacionais;
– Promover o bem estar social das comunidades e sua dignidade e diversidade histórico-cultural (velha guarda, identidade ético-racial, acervo histórico, dentre outros).

SRzd: Como espera entregar a escola ao final dos três anos de mandato?

“Espero entregar o meu mandato com uma comunidade unida, fortalecida, feliz e vitoriosa. Todos com brilho nos olhos tendo orgulho em dizer eu sou Pérola Negra. Com a ajuda de todos podemos nos unir, crescer e resgatar a nossa raiz, a Pérola Negra é uma escola de família e isso precisa ser mantido. Quero entregar ou dar sequência de uma nova gestão com a sensação do dever cumprido”.

SRzd: Fale para a comunidade da Pérola Negra:

“Renovar é trazer o novo. Busco um olhar diferenciado, resgatar a nossa raiz, trazer a nossa comunidade para a Vila Madalena. Fazer com que todo o amor que temos pelo nosso pavilhão seja a maior motivação do nosso trabalho, os componentes, sem exceção de ninguém, são importantes para que tudo dê certo, a nossa paixão, a garra da Vila Madalena, a nossa força, a nossa energia tem que ser transformadas em vitória. Juntos somos mais fortes. Acreditem na minha chapa, confiem em mim. Você verá que vale a pena”.

Comentários

 




    gl