Considerando as notas descartadas, Carnaval de SP teria outro resultado

Matemática. Foto: Arte

O resultado dos concursos de Carnaval é sempre motivo de muito debate entre o público e os sambistas logo após o anúncio oficial.

Este ano a abertura dos envelopes em São Paulo revelou a visão de um corpo de avaliadores completamente renovado, escolhido seguindo diversos critérios técnicos e acadêmicos estabelecidos pela organização do evento, no sentido de aprimorar o julgamento dos desfiles das escolas de samba.

O modelo atual, adotado pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, possui uma série de parâmetros e balizamentos, dentre eles, estipula que apenas três, das quatro notas atribuídas por quesito, sejam consideradas para a classificação final. A menor nota é sempre descartada, assim como o dez, caso, num mesmo item, todos os julgadores apliquem a nota máxima.

Esse mecanismo, também adotado no Rio de Janeiro, foi incorporado, dentre outras motivações, visando frear um possível despreparo ou má intenção de um determinado julgador, preservando assim, a integridade do concurso.

Após a apuração deste ano, um grande número de leitores enviou mensagens ao portal SRzd cheio de curiosidade sobre como seria o resultado do Grupo Especial 2017 caso todas as notas, dos trinta e seis jurados, fossem computadas. Veja na tabela abaixo como ficaria a hipotética classificação:

Comentários

 




    gl