‘Hakuna Matata’; Colorado do Brás lança enredo e quer ‘vida longa’ no Grupo Especial

Lançamento do enredo 2019 da Colorado do Brás. Foto SRzd – Guilherme Queiroz

Atual vice-campeã do Grupo de Acesso 1, a Colorado do Brás lançou seu enredo para o Carnaval de 2019.

+ Galeria de fotos da festa de lançamento do enredo

+ Carnavalesco explica proposta do enredo 2019 da Colorado do Brás

+ Leia a sinopse e confira a montagem do desfile

O tema da agremiação para a disputa no Grupo Especial foi conhecido neste sábado (21), em evento com feijoada e roda de samba, realizado no Clube Maria Zélia.

O título é: “Hakuna Matata – Isso é viver”. A história pretende, de uma forma lúdica, contar a reconstrução do Quênia, país do continente africano, após a guerra civil, de 1963. Pelo terceiro ano seguido, o desenvolvimento é do carnavalesco Leonardo Catta Preta. Ouça o momento do anúncio feito pelo artista:

(clique no player para ouvir)

Veja algumas fotos do evento

(clique nas imagens para ver em tamanho ampliado)

Oficialmente República do Quénia, é um país da África Oriental limitado ao norte pelo Sudão, e ao sul pela Etiópia. Fica ao leste da Somália. A capital e cidade mais populosa, é Nairobi. O país situa-se na linha do equador. A área do Quênia abrange 581.309 km² e o país tem uma população com cerca de 45 milhões de habitantes, de acordo com estimativas de 2014. Seu nome origina-se do Monte Quênia, ponto geográfico mais elevado e a segunda montanha mais alta da África.

A República do Quénia tornou-se independente em dezembro de 1963. Por um referendo, em agosto de 2010, e a adoção de uma nova Constituição, o Quênia está agora dividido em 47 condados semi-autônomos, governados por governadores eleitos.

Hakuna Matata é uma frase do idioma suaíle, língua falada na África oriental, sobretudo na Tanzânia e no Quênia.

A expressão, extremamente conhecida e difundida nessa região, é usada com enorme frequência (com o sentido de “vida longa” ou “viva”), mesmo em outras línguas que não o suaíle. Literalmente, “hakuna” significa; “não há”, e “matata”; “preocupação” ou “problema”.

Fora da África, a frase ganhou notoriedade graças ao filme “O Rei Leão”. Antes disso, era conhecida por ser parte da canção queniana Jambo Bwana, popular entre os turistas que visitam o país. Em 1994, a canção Hakuna Matata, de Elton John e Tim Rice, concorreu ao Oscar. Foi ranqueada em 98º lugar pelo American Film Institute na seleção das 100 melhores músicas de filmes.

Veja mais fotos do evento

(clique nas imagens para ver em tamanho ampliado)

Com a palavra, o presidente Ka: eleições, enredo e verba

(clique no player para ouvir)

Um longo jejum

A Colorado do Brás foi fundada a partir da torcida de um time de várzea, na década de setenta.

E o momento atual da escola, permite um paralelo com sua origem; o futebol.

O tabu, termo usado para definir um período de “seca” nos campeonatos esportivos, também se aplica, ou se aplicava, à vermelha e branca. Desde o distante ano de 1993, a Colorado não desfila no principal grupo do samba paulistano. Lá se vão, vinte e quatro anos. Este foi o tempo que separou a agremiação, do Grupo Especial.

O jejum começou há 25 anos, quando desfilou na elite pela última vez, com o enredo; “Mascaradas ilusões da vida”. Naquele ano, Vai-Vai e Camisa Verde e Branco dividiram o campeonato. Naquela época, os desfiles aconteciam apenas em uma noite, outros tempos. Muita coisa mudou nestas mais de duas décadas.

Nesse período, a Colorado desceu até o Grupo 3 da Uesp, a União das Escolas de Samba Paulistanas, em 2011. Mas ressurgiu. Com três acessos seguidos, retornou para o Grupo de Acesso, onde esteve nos últimos cinco anos, até chegar ao vice-campeonato, no último Carnaval, que lhe garantiu, finalmente, celebrar o tão esperado retorno. Será dela a missão de abrir os desfiles de 2019 e começar a trilhar uma nova história dentro dos concursos na cidade.

Relembre a performance da Colorado do Brás nos cinco anos anteriores ao vice-campeonato de 2018

Cheia de axé, a Colorado segue na linha afro, após o enredo 2018; “Axé, caminhos que levam à fé”, quando a vermelha e branca conquistou a tão esperada vaga na divisão de elite. Agora, prepara-se para abrir os desfiles do Carnaval de São Paulo no próximo ano.

+ Galeria de fotos do desfile da Colorado do Brás

+ Vídeo: assista ao esquenta do desfile da Colorado do Brás

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h30, acontece a explanação do enredo aos poetas interessados em participar das eliminatórias de samba.

 

Comentários

 




    gl