Chuva sai de cena, e Império fecha final de semana de ensaios gerais em SP

A atual campeã do Grupo Especial paulistano, a Império de Casa Verde, fechou o final de semana de ensaios técnicos gerais no sambódromo do Anhembi na noite deste domingo (22).

Depois de dez anos a “Caçula do Samba” voltou a conquistar um título. Desde então, muita tranquilidade neste período de preparação para mais um Carnaval. E se é verdade que a boa fase traz ventos positivos, a azul e branca foi contemplada com a ausência da chuva, que castigou suas coirmãs nos treinos de quinta, sexta e sábado. Após dias de tempo fechado, até o sol voltou a aparecer na Zona Norte da cidade.

Mas o tempo bom, que favorece a organização deste tipo de evento, não impediu um atraso considerável, de quase 50 minutos, para o início da apresentação isolada do “Tigre”, uma vez que a Mancha Verde cancelou seu ensaio previsto para a mesma data. Eram quase 21h quando os primeiros acordes puderam ser ouvidos, trazendo a tradicional abertura com hinos e sambas de outros Carnavais sob comando do intérprete oficial Carlos Junior.

Ensaios técnicos 2017. Foto: SRzd
Ensaios técnicos 2017. Foto: SRzd

Responsável pela abertura do conjunto imperiano, André Almeida, coreógrafo da comissão de frente, detalhou o que está preparando para o grande dia em conversa com a reportagem do SRzd:

“Fizemos hoje exatamente aquilo que vamos apresentar no dia do desfile oficial. Estou trabalhando com uma equipe grande e com o apoio do artista plástico Marcelo Augusto. Nosso grupo é formado por 23 integrantes, mas alguns serão cortados, vamos com 15 para a Avenida. Ensaiamos praticamente todos os dias e teremos muitas novidades. A “cara” desta comissão será mais próxima daquilo que é visto no Rio de Janeiro. A coreografia será mais dançante, com uma nova roupagem. Claro que buscamos atender aquilo que o critério de julgamento pede, mas também, queremos mostrar algo bonito para os olhos do público”, detalhou André.

Ensaios técnicos 2017. Foto: SRzd
Ensaios técnicos 2017. Foto: SRzd

Logo em seguida da alegoria utilizada pela comissão, o bailado do mestre-sala Rodrigo Antônio ao lado de sua parceira de dança, Jéssica Gioz, buscando o entrosamento na condução do pavilhão principal vencendo o curto tempo de preparação. A dupla foi formada recentemente após a saída de Samuel Souza. Clique aqui para saber mais sobre os desafios do casal imperiano

Ainda no setor um, a bateria “Barcelona do Samba”, de mestre Zoinho, com as presenças da rainha Valeska Reis, e da madrinha, Lívia Andrade, com figurinos produzidos especialmente para a ocasião. E se existe um segmento em que a agremiação pode ficar segura para qualquer disputa, é o musical.

Assista ao vídeo do ensaio

O perfeito entrosamento do ritmo da batucada com o carro de som, conduzido com competência por Carlão, é um dos trunfos na busca do bi. Além desse aspecto, foi notável o crescimento da funcionalidade do samba dos compositores Turko, Aquiles da Vila, Maradona, Chanel Wagner, Paulinho, JC Castilho, Tinga e Silas Augusto.

Embora não estando na lista dos preferidos desta safra em São Paulo, a obra foi extremamente eficiente nesta noite, cantada com força pelos componentes de quase todos os setores, estabelecendo boa harmonia e contribuindo para uma evolução quase sempre constante e firme na passagem pela Avenida.

Ensaios técnicos 2017. Foto: Alexandre Pinotti - SRzd
Ensaios técnicos 2017. Foto: Alexandre Pinotti – SRzd

O andamento, porém, mostrou uma pequena desaceleração do meio para o final do treino, interferindo na desenvoltura dos sambistas. Trazendo variados adereços de mão os desfilantes se divertiram e estiveram um pouco mais soltos para evoluir na comparação com exibições anteriores.

Com um contingente menor do que aquele que deverá ser visto no desfile oficial, o cortejo imperiano teve como destaque em sua parte final a ala de baianas, todas vestidas de branco, em referência à paz, tema do enredo.

Veja fotos do segundo ensaio técnico da Império de Casa Verde

Em busca do bicampeonato e quarto título de sua jovem trajetória, a Império de Casa Verde apresentará em 2017, com assinatura do carnavalesco Jorge Freitas, o enredo: Paz. O império da nova era. A azul e branca será a terceira escola a desfilar no sábado de Carnaval, em 25 de fevereiro. A agremiação volta ao Anhembi para seu terceiro e último ensaio geral no próximo dia 4.

Comentários

 




    gl