Carnaval/SP

Notícias atualizadas sobre o Carnaval de São Paulo.

O desempenho dos casais de MSPB: mudança de jurados, critérios e o saldo final

2017 versus 2016. Foto: Arte

Ednei Mariano traz novo texto em sua coluna no portal SRzd.

As publicações são semanais, sempre às sextas-feiras, na página principal da editoria do Carnaval de São Paulo. Leia, comente e compartilhe!

2016 versus 2017

A expectativa era grande no meio do nosso povo para o desfile 2017.

Depois de longos anos sendo julgados pelo mesmo grupo de jurados, orientados pela mesma coordenadora, evidentemente que seguindo o critério estabelecido pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, veio a mudança.

Foi trocado todo o quadro de julgadores neste ano. A redação dos critérios sofreu algumas alterações. Alguns pontos de balizamento ficaram mais claros. Uma equipe foi montada para este processo e os novatos foram preparados para a avaliação.

Gente de dança para compreender a nossa dança, mergulhando nos nossos movimentos em favor do símbolo maior: o pavilhão.

A missão era fazer os que vieram da academia entenderem este universo que mistura a ginga africana de nossos movimentos, misturando passos clássicos e coreográficos do minueto, dança europeia que invadiu a Casa Grande nos séculos XVIII e XIX, e por imitação dos escravos, acabou se incorporando nessa arte pela influência das grandes sociedades e cordões carnavalescos.

O desafio desta equipe preparadora era passar o entendimento destes movimentos, ora clássicos, ora frenéticos, em giros, volteios, mesuras, condução e torneadas, aos escalados para avaliar os casais das escolas de samba.

A festa chegou e colocamos aqui, para que cada um de vocês desta massa que nos acompanha, um comparativo. Avançamos ou não na visão dos novos avaliadores?

Comentários

 




    gl