Águia de Ouro: bateria e canto forte da comunidade fecham primeira noite do Especial

Desfile 2017 da Águia de Ouro. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Perseguindo o inédito título do Grupo Especial a Águia de Ouro fechou a primeira parte do espetáculo das escolas de samba do Carnaval de São Paulo em 2017, já na manhã deste sábado (25), no sambódromo do Anhembi.

Na pista, o amor entre os animais e os homens, trazido no enredo: “Amor com amor se paga. Uma história animal”. Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Com sete homens e sete mulheres, a comissão de frente liderada por Chris Rabello, estreando na escola, abriu a exibição e, diferente de boa parte das coirmãs, não contou com estrutura alegórica no apoio de sua coreografia.

Mostrando, logo de cara, uma das manifestações mais genuínas de amor dos cães pelo homem, cachorros e moradores de rua, em um número original e ótimo cartão de visitas para o que viria na sequência.

Giros precisos, olhos que não cansam de ver

Ainda no setor de abertura, os giros intensos e precisos do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, João Carlos e Ana Paula.

Solange Gonzaga, mãe de João, fez do filho mestre-sala. Considerado um dos notáveis nesta arte, é também um grande passista, de renome internacional. Sua técnica foi mais uma vez observada na pista ao conduzir sua dama. No primeiro setor da escola, foram seguros ao defender o pavilhão azul e branco.

Samba contestado, mas funcional

O hino de autoria de Juca, Pelezinho, Ivanzinho, Cuca, Douglinhas Aguiar e Fernandinho SP foi, sem dúvida, o mais criticado desta safra em São Paulo.

Acontece que a escola, de um perfil bastante peculiar, abraçou e comprou a ideia do samba. E se existe uma comunidade disciplinada no Carnaval paulistano, essa comunidade é a da Águia de Ouro, liderada com o estilo inconfundível de seu presidente, Sidnei Carriuolo, que reafirmou, ainda no esquenta, o que havia dito no último ensaio técnico para sua comunidade: “Eu amo vocês”.

Somou-se a isso, a qualidade do carro de som, encabeçado por dois dos autores da obra 2017, Douglinhas e Fernandinho SP, ajudados pela boa trama do refrão de cabeça da composição:

“Alma de artista
Dama ou vagabundo
Amigo do mundo
Teu olhar afaga
Namora a lua no meu barracão
Amor que não se acaba”

Mestre Juca atinge excelência no comando de sua batucada

A conhecida e reconhecida qualidade da “Batucada da Pompeia” foi novamente revista pelo sambódromo do Anhembi.

Bem distribuída em seu naipes, claros aos ouvidos do público, a bateria de mestre Juca cumpriu seu papel. Além do bom desempenho rítmico, trabalhou à serviço da escola, impulsionando o canto e favorecendo a evolução.

E toda boa bateria que se preze, merece uma grande rainha. É o caso. Cinthia Santos, passista de todas as horas, ocupa o cargo por muitos outros motivos, que vão além da sua exuberante beleza e sensualidade. Suas relações, tão próximas de seu povo, é que a fazem um dos principais símbolos da agremiação nos últimos anos.

Em voo solo, carnavalesco enfrenta desafio

Quatro décimos perdidos em alegoria, e dois em fantasia. Reverter o quadro de 2016, é uma das tarefas de Amarildo de Mello.

O artista chegou ao seu quarto ano na escola, mas desta vez, foi diferente. Foi o primeiro enredo que desenvolveu sozinho na agremiação. Tema que, assim como samba, foi alvo de muitas críticas no pré-Carnaval. Amarildo ainda teve de conviver com um drama pessoal ao perder sua mãe faltando poucas semanas para o desfile oficial.

Mas nada parecia lhe abater, ao contrário, ele mesmo afirmou que a Águia traz em seu DNA a coragem de escolher temas pouco prováveis para um desfile de escola de samba, referindo-se, por exemplo, ao do Carnaval de 2006, abordando a pedofilia.

Neste ano, usou as relações de amor entre os animais e os homens como pano de fundo para passear por diferentes momentos. Além de contextualizações históricas e de referências à produções de televisão e do cinema com essa temática, ainda foi panfletário ao defender a causa animal, e rechaçar os maus tratos nas suas mais diferentes formas.

Pauta defendida também pela apresentadora Luisa Mell, que abraçou a escola e tornou-se embaixadora do enredo. Assim como nos ensaios técnicos e nas diversas atividades sociais ao longo dos últimos meses, marcou presença nesta manhã no Anhembi.

Canto forte e tropeço na evolução

Um dos pontos fortes da escola durante a temporada de ensaios técnicos gerais, foi reproduzido nesta manhã: o canto intenso dos componentes. Em meio ao conjunto visual marcado pela originalidade e carros vazados, os integrantes das diversas alas foram valentes e o grande destaque da escola.

Se por um lado estavam soltos e muito a vontade para brincar, foram protagonistas de uma evolução que apontou aceleração inexplicável a partir da meia hora de desfile, fazendo com que encerrasse sua exibição com folga, seis minutos antes do tempo máximo exigido pelo regulamento.

De olho no relógio!

A Águia de Ouro encerrou seu desfile com 59 minutos

Assista as entrevistas gravadas após o desfile

Confira no gráfico as classificações da escola nos últimos dez Carnavais

Prêmio SRzd Carnaval SP 2017

Na noite desta segunda-feira (27), na página da editoria de Carnaval do SRzd em São Paulo, será divulgado o resultado oficial desta edição do prêmio. A votação estará disponível após o encerramento do desfile da última escola do Grupo Especial.

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A apuração das notas atribuídas pelos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo acontece nesta terça-feira (28), com transmissão ao vivo da Rádio SRzd.

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