Salgueiro canta forte e ‘gira pra Xangô’ na Cidade do Samba

Salgueiro gravou nesta sexta-feira (19) na Cidade Samba. Foto: SRzd

A Cidade do Samba se vestiu de vermelho na noite desta sexta-feira (19) para abrir caminho ao rei maior, Xangô – enredo do Acadêmicos do Salgueiro para o Carnaval 2019. A agremiação levou bateria e comunidade para gravação do CD do Grupo Especial. Os salgueirenses cantaram forte a composição de Demá Chagas, Marcelo Motta, Renato Galante, Fred Camacho, Leonnardo Gallo, Getúlio Coelho, Vanderlei Sena e Francisco Aquino.

– Veja vídeos da gravação

A bateria do Salgueiro já anda sozinha

Primeiros a gravar, os ritmistas da Furiosa, comandada há 15 anos por mestre Marcão, iniciaram os ensaios pouco antes das 19h. O grupo precisou apenas de duas tentativas para acertar todos os detalhes exigidos por Laíla e Mário Jorge, produtores do disco. “A bateria do Salgueiro já anda sozinha, a gente só dá uma lapidada no que vai acontecer durante o ano”, comentou Marcão.

A escola optou por uma primeira passada com menos instrumentos e realizou três convenções na segunda. O destaque ficou por conta da presença de timbal na parte “Bahia, meus olhos ainda estão brilhando”. “Fizemos uma passada mais leve para apresentar a letra e a melodia, que são mais importantes. Isso não quer dizer que a bateria ficará em segundo plano. A melodia nos deixa à vontade para fazer várias paradinhas e nuances. Só não podemos abusar porque é um trabalho de CD”, comentou o mestre.

O alusivo da faixa terá som de atabaques. Segundo Marcão, por Xangô ser um enredo denso, pede uma gravação mais pesada e com referências à africanidade. “Na Avenida pretendo ir no andamento de 146 bpm, como já viemos nos últimos anos. Aqui gravamos um pouco abaixo. É uma briga muito grande para diminuir o andamento das baterias. Antigamente, tinha gente que vinha com 149, 150, 151 bpm. Não se sustenta”, afirmou.

Já passavam das 21h quando a comunidade salgueirense entrou no local de gravação na Cidade do Samba. A escola terminou os trabalhos, incluindo filmagem para o DVD, às 23h. Além de baianas, velha-guarda. compositores, passistas, casais e alas de comunidade, um grupo representando orixás, inclusive o homenageado Xangô, abrilhantou a gravação.

Do palco, o diretor de Carnaval Igor Leal e o intérprete Emerson Dias, comandaram o coro. A presidente Regina Celi, junto do presidente de honra Rafael Alves, acompanhou tudo de perto.

Figurinha carimbada nos eventos do Salgueiro, a rainha de bateria Viviane Araújo também compareceu. “É tão lindo o que eu sinto, esse amor, esse carinho, essa troca que eu tenho com a minha escola e eles tem comigo. Estamos com um enredo muito forte, que vai mexer com o coração das pessoas”, disse Viviane ao SRzd.

Comentários

 




    gl