Novo coreógrafo da Imperatriz tem 30 anos de Carnaval e experiência na escola

Fábio Batista é o novo coreógrafo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2019. Foto: Reprodução/Facebook

A Imperatriz Leopoldinense resolveu apostar em um conhecido da escola para o cargo de coreógrafo da comissão de frente e carros performáticos no Carnaval 2019. Fábio Batista, o recém-contratado que substitui Claudia Motta, conversou com o SRzd sobre sua trajetória no mundo do samba e o desafio de comandar um quesito marcante na agremiação.

Fábio deu os primeiros passos na folia em 1989, na Alegria da Passarela, escola que antecedeu a Aprendizes do Salgueiro, agremiação mirim da vermelho e branco do Andaraí. “Comecei com 9 anos na escolinha de percussão do Mestre Louro”, contou. Anos mais tarde, se formou em dança e viu que poderia oferecer esse trabalho para agremiações cariocas. “Virei mestre-sala, Rei do Carnaval Mirim e comecei minha trajetória em coreografia no Aprendizes do Salgueiro”.

O coreógrafo esteve por sete anos na verde e branco de Ramos com coreografia de alas, carros alegóricos e shows. Seus trabalhos mais recentes foram na Estação Primeira de Mangueira. “Sai da Imperatriz para trabalhar com o Leandro Vieira na Mangueira. Fomos campeões em 2016. Em 2017 e 2018 ganhamos o Estandarte de Ouro de melhor ala”.

A Imperatriz é uma agremiação que eu tenho uma certa intimidade

Tendo comandado as comissões de frente do Paraíso do Tuiuti em 2008, 2011, 2012 e 2013, e da Renascer de Jacarepaguá em 2014, Fábio pensou bastante antes de retornar ao posto: “Tentei arriscar de novo fazer comissão e deixei currículos em algumas escolas, na Imperatriz também, que é uma agremiação que eu tenho uma certa intimidade. O presidente me conhece, os componentes me conhecem, o diretor de harmonia me conhece. E eles resolveram me chamar”.

O coreógrafo, que inicialmente faria só comissão de frente, também será responsável pela coreografia de algumas alegorias performáticas e montou uma equipe para auxiliá-lo. “Minha intenção era coreografar a comissão de frente, mas eles estenderam para alguns carros. Vou coordenar todo esse trabalho com uma equipe maior composta de outros integrantes da escola para podermos fazer um grande trabalho em 2019”.

Com trabalhos internacionais na bagagem e fundador das companhias Clanm e Escola Carioca de Danças Negras, o coreógrafo também já foi passista em algumas agremiações, como Salgueiro, Vila Isabel, Viradouro, Portela, Beija-Flor, Tradição e Caprichosos de Pilares.

Fabio participou da equipe do SRzd por três anos como comentarista de comissão de frente e passistas. Para ele, a experiência foi fundamental: “Foi uma experiência bem enriquecedora, por estar por perto de tudo. Me serviu como estudo para essa minha volta”, afirmou.

Fábio será responsável pela comissão de frente e carros performáticos da agremiação de Ramos. Foto: Reprodução/Facebook

Comentários

 




    gl