Mocidade: samba-enredo é ponto alto do ensaio; evolução pode melhorar

Mocidade. Foto: Jeanine Gall.

Mocidade. Foto: Jeanine Gall.

Última escola a pisar na Avenida na noite deste domingo (22), a Mocidade mostrou que pode, como diz em seu poderoso refrão, sonhar. A verde e branca da Zona Oeste contou com um chão forte dos cerca de 2.500 componentes para deixar boa impressão no público, que compareceu em número razoável ao Sambódromo.

Mocidade. Foto: Jeanine Gall.
Mocidade. Foto: Jeanine Gall.

Um dos trunfos para o bom rendimento foi o samba, considerado pelos críticos um dos melhores da safra. Segundo um dos diretores de harmonia da escola, Robson Veloso, o hino deste ano funcionou como esperado: “É um samba de fácil execução e todos os componentes cantam com garra e vibração. A gente vem cobrando muito também e o resultado está sendo ótimo”, afirmou ao SRzd.

Wander Pires, cantor. Foto: Júlia Rodrigues
Wander Pires, cantor. Foto: Júlia Rodrigues

Quem também teve ótimo desempenho foi Wander Pires. Depois de quase uma década afastado da agremiação que o projetou no mundo do samba, o intérprete voltou para casa. E fez questão de deixar isso claro ainda no esquenta, quando declarou seu amor pela Mocidade, levando ao delírio a arquibancada do setor 1.

A torcida da Mocidade, por sinal, foi um espetáculo à parte. Concentrados sobretudo nos setores 1 e 3, os Independentes atraíram os holofotes em vários momentos. Com bandeiras, balões e faixas, fizeram a festa na Marquês de Sapucaí. E o clima da arquibancada invadiu – literalmente – a pista. Alguns integrantes carregavam bandeirões entre os setores. Após a ala dos compositores havia, inclusive, um sinalizador.

Wander Pires, cantor. Foto: Júlia Rodrigues
Mocidade. Foto: Jeanine Gall.

Ausência esperada

Conforme divulgado durante a semana, a rainha de bateria, Carmem Mouro, não compareceu ao ensaio, por conta de problemas médicos. A ausência da angolana fez com que as atenções ficassem ainda mais voltadas para os ritmistas da “Não Existe Mais Quente”. E os comandados de Mestre Dudu não decepcionaram.  Leia mais: Rainha apresenta atestado médico e não comparece

Mocidade. Foto: Jeanine Gall
Mocidade. Foto: Jeanine Gall

“Está todo mundo com sangue nos olhos, em busca dos 40 pontos. Eu gosto muito da nossa rainha, que foi sempre muito legal com a gente desde que chegou. Queríamos que ela estivesse aqui, mas, no desfile oficial ela estará recuperada”, afirmou Dudu, que vai emendar o segundo ano seguido no cargo.

Mistério

Se não teve Rainha, teve musa. Na comissão de frente. Camila Silva, figura carimbada também nos desfiles do Anhembi, em São Paulo, foi a grande surpresa do início do ensaio. Ela participou da exibição idealizada pelos coreógrafos Jorge Teixeira e Saulo Finelon, mas deixou no ar se repetirá a dose no dia 27 de fevereiro. “Hoje eu vim na Comissão. No dia do desfile, ainda não sei. Estou recebendo várias sondagens”, brincou ao falar com o SRzd.

Mocidade. Foto: Jeanine Gall
Mocidade. Foto: Jeanine Gall

Também na cabeça da escola, uma alegoria com um castor gigante caracterizado como sultão chamou a atenção. Era uma clara referência ao antigo patrono da agremiação, Castor de Andrade.

Evolução

Um quesito que deixou a desejar, daqueles que podem ser avaliados num ensaio, foi a evolução. Talvez empolgada pelo belo hino, a escola acelerou o passo demais no início e teve que reduzir a marcha nos últimos metros de pista. Ainda assim, completou o ensaio com pouco mais de 65 minutos, quase 10 minutos aquém do limite. Em breve, você conferirá os vídeos com as análises dos colunistas do SRzd, sobre o ensaio técnico da Mocidade.

Mocidade. Foto: Jeanine Gall
Mocidade. Foto: Jeanine Gall

A verde e branca vai homenagear o Marrocos com enredo “As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakech”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Edson Pereira. A escola será a terceira a desfilar na segunda-feira de Carnaval.

Saiba mais:

Rachel Valença analisa os ensaios técnicos de Estácio, São Clemente e Mocidade

Veja a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mocidade

Veja a apresentação da comissão de frente da Mocidade

Manoel Dionísio avalia as exibições dos casais de Estácio, São Clemente e Mocidade

Vídeo: análise das comissões de frente de Estácio, São Clemente e Mocidade no ensaio técnico

Veja galeria de fotos:

Comentários

 




    gl