Grande Rio celebra 30 anos com muitas homenagens e show de Zeca Pagodinho

Festa de 30 anos de Grande Rio. Foto: SRzd / Max Gomes

Fundada oficialmente em 22 de setembro de 1988, a Acadêmicos Grande Rio celebrou, no último sábado (22), seus 30 anos de existência. A grande festa, que entrou pela madrugada deste domingo (23), foi realizada na quadra social da agremiação, em Duque de Caxias.

Para marcar essa data mais do que especial, a Grande Rio resolveu presentear sua comunidade com uma comemoração que tinha tudo a ver com suas raízes. Além de passear pelos seus enredos mais emblemáticos, a agremiação apresentou oficialmente seu novo samba para 2019 e convidou, ainda, o cantor Zeca Pagodinho para encerrar a noite com um show recheado de clássicos.

A quadra estava repleta de integrantes da comunidade caxiense, como também de outras escolas de samba. A velha-guarda e as baianas da Imperatriz Leopoldinense foram prestigiar o evento e ganharam um espaço especial na quadra. Conhecida por ser uma escola de samba querida pelas celebridades, a Grande Rio recebeu também diversos famosos em seus camarotes.

Os novos membros da equipe de Carnaval para 2019 também marcaram presença. Entre eles, o novo diretor de Carnaval, Thiago Monteiro; os novos coreógrafos da comissão de frente, Hélio e Beth Bejani; a nova porta-bandeira, Taciana Couto; e os carnavalescos Renato e Márcia Lage, que vão para o segundo ano seguido na agremiação

Veja mais:
– Grande Rio faz apresentação oficial do seu samba-enredo para 2019

– “Queremos que a escola possa lavar sua alma”, diz novo diretor de Carnaval da Grande Rio

– “É tudo muito profissional”, comentam Hélio e Beth Bejani sobre a Grande Rio

30 anos em uma grande festa

A noite de comemorações foi aberta com a apresentação do grupo Iluaê — um velho conhecido da comunidade caxiense. O grupo, que tem animado as sextas do evento Rua da Grande Rio, levou um repertório repleto de músicas populares para agradar a todos. Ainda que o foco tenha sido no samba, eles não deixaram de fora canções da Música Popular Brasileira, que ganharam uma repaginada.

Com o fim da apresentação do Iluaê, a bateria Invocada conquistou espaço no palco e mostrou seu potencial em um aquecimento cheio de novidades. O novo mestre de bateria da Grande Rio, o Mestre Fafa, não economizou em brincadeiras com os ritmistas para destacar sua chegada na agremiação.

O ritmo dos tambores cessou quando o novo diretor de carnaval, Thiago Monteiro, pegou o microfone para abrir o espetáculo em homenagem aos 30 anos de história da agremiação caxiense. Milton Perácio, presidente da Grande Rio desde 2013, falou por meio de um vídeo sobre a fundação da escola e destacou aqueles que estão presentes na agremiação desde o início.

Milton, que também ocupou o posto de presidente no ano de fundação da Grande Rio, em 1988, enfatizou a importância de Jayder Rodrigues. O atual presidente de honra da escola foi um dos grandes responsáveis por viabilizar a criação da agremiação. Jayder foi surpreendido com uma homenagem ainda maior: um busto seu foi confeccionado para ser exposto na quadra de Duque de Caxias.

Com os pilares da Grande Rio no palco, foi o momento de lembrar os grandes enredos da escola. Cada tema foi representado por passistas e bailarinos que vestiam fantasias que remetiam aos desfiles. Entre os enredos que ganharam destaque, estava o emblemático “Duque de Caxias, o caminho do progresso, o retrato do Brasil”. O tema de 2007, que exalta a terra natal da Grande Rio e garantiu o vice-campeonato para a escola, deixou diversas pessoas emocionadas.

No entanto, o momento que mais contagiou a comunidade caxiense foi a homenagem ao recente “Ivete do rio ao Rio”. O enredo que contou a história da cantora Ivete Sangalo foi desfilado pela agremiação em 2017. Na época, a cantora abraçou a comunidade de Duque de Caxias e fez da Grande Rio sua segunda casa.

Para abrilhantar ainda mais a noite, a rainha de bateria da escola foi convidada ao palco. Juliana Paes, que segue para o seu segundo ano na frente da Invocada, foi recepcionada com muitos aplausos e animação do público. Com muito bom humor, a atriz sambou no palco e agradeceu por sempre ser bem recebida em Caxias. “[Estou muito feliz] de estar mais uma vez comemorando com essa bateria Invocada maravilhosa. Vamos pra cima deles em 2019”, declarou a atriz durante seu discurso.

A chegada de Juliana abriu passagem para a apresentação das outras celebridades que estavam nos camarotes. A personalidade da mídia David Brasil anunciou diversas pessoas conhecidas pelo público. Entre elas, Christiane Torloni, que também já foi rainha de bateria da agremiação. Torloni aproveitou o momento para interagir com a comunidade e demonstrar seu amor pela Grande Rio.

Com a memória fresca e o palco recheado de pessoas que marcaram a história da escola, a agremiação reverenciou o seu futuro. O novo samba-enredo foi entoado oficialmente pela primeira vez na quadra da Grande Rio. Por ter sido lançada recentemente, após bastante mistério, a canção encomendada ainda não estava na ponta da língua do público.

Caminhando para o fim da celebração, os diretores da Grande Rio desceram novamente de seus camarotes para cantar parabéns para escola de samba. As 30 velas foram acesas nos 30 bolos, que foram servidos posteriormente pelas baianas da agremiação.

Por fim, chegou o momento da grande atração da noite subir ao palco. O show do cantor Zeca Pagodinho começou por volta de 2 horas da madrugada de domingo e arrancou gritos e aplausos da comunidade caxiense. O cantor, que mora em um sítio no bairro de Xerém, em Duque de Caxias, brincou com o horário de sua performance. Com bastante interação com o público, Zeca levou um repertório que incluiu suas diversas canções de sucesso, além de alguns sambas tradicionais. A quadra não economizou na voz para cantar junto com o sambista.

Galeria de Fotos

Comentários

 




    gl