Ensaio de rua: Grande Rio se apresenta em praça de Duque de Caxias

A Grande Rio realizou na noite da última terça-feira (14) seu primeiro ensaio de rua. Com bastante animação, a tricolor caxiense apresentou seu samba-enredo em um dos principais espaços de transição de Duque de Caxias. O evento externo foi realizado na Praça do Pacificador, localizada na região central de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A concentração começou às 20h, porém as apresentações oficiais só tiveram início uma hora e meia depois. Diversos segmentos da escola marcaram presença, como a tradicional ala das baianas, a velha guarda, os passistas, os casais de mestre-sala e porta-bandeira e membros da comunidade. Enquanto estes segmentos se apresentavam na praça, os intérpretes, comandados por Emerson Dias, se entoavam o samba-enredo do Carnaval 2018 no palco palco do teatro Raul Cortez. Principal espaço cultural da cidade, o teatro Raul Cortez conta com uma parede móvel que possibilita apresentações para a praça.

Intérprete Emerson Dias, durante o primeiro ensaio de rua da Grande Rio para o Carnaval 2018
Intérprete Emerson Dias, durante o primeiro ensaio de rua da Grande Rio para o Carnaval 2018

De acordo com Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Grande Rio, a apresentação foi apenas um modo de interagir com a comunidade caxiense. “Não é um típico ensaio de rua, com as medidas da avenida. É apenas ouvir o samba num lugar aberto. Nada mais justo do que, em uma véspera de feriado, trazer a escola para rua e brincar com os moradores; oferecer uma diversão. Muitas vezes a gente não quer só comida, a gente quer diversão e arte também”. Além disso, Dudu compartilhou que o primeiro ensaio de rua com foco na Sapucaí será realizado ainda em dezembro. “No próximo mês estaremos com um ensaio tradicional na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto”, destacou.

Dudu Azevedo, durante o primeiro ensaio de rua da Grande Rio para o Carnaval 2018
Dudu Azevedo, durante o primeiro ensaio de rua da Grande Rio para o Carnaval 2018

O evento terminou aproximadamente às 23h30. Em seguida, foram apresentadas marchinhas vencedoras de um concurso patrocinado pela Prefeitura de Duque de Caxias. A Invocada, apelido dado a bateria da Grande Rio, entrou na brincadeira e tocou junto com as marchinhas. Para encerrar a noite, a cantora de sertanejo Joyce Carneiro se apresentou para o público presente.

Parceria entre escola de samba e prefeitura municipal

A escolha da Praça do Pacificador para marcar o início das apresentações da Grande Rio nas ruas de Duque de Caxias faz parte de uma parceria firmada entre a diretoria da escola de samba e a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Em conjunto, a Acadêmicos do Grande Rio e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias planejam criar uma agenda de apresentações. A principal intenção deste projeto é aumentar a visibilidade para a cidade e para a escola de samba.

O presidente da Grande Rio, Milton Perácio, comemorou a escolha da Praça do Pacificador como pontapé dessa parceria. “Aqui passam todas as pessoas que vêm pra nossa quadra. Passam por aqui também todas as pessoas que não podem ir e vão para suas casas. Nada melhor do que começar os ensaios no centro da cidade e fazer uma apresentação pra alertar o povo. E isso é proporcionado pela nossa secretaria de cultura do município”, ressaltou.

Milton Perácio, durante o primeiro ensaio de rua da Grande Rio para o Carnaval 2018
Milton Perácio, durante o primeiro ensaio de rua da Grande Rio para o Carnaval 2018

A secretária municipal de cultura e turismo de Duque de Caxias, Daniele Marques, compartilhou, em conversa com o SRzd, suas opiniões sobre os ensaios de rua da Grande Rio. Daniele reconhece a importância cultural e social desses ensaios e afirma que a prefeitura de Duque de Caxias está disposta a colaborar com a escola de samba. “A prefeitura recebeu a solicitação do Dudu [Azevedo], que tivesse espaço pro ensaio; para que a escola tivesse mais visibilidade. E a Grande Rio é a escola do município! Nada mais justo que ela tenha este espaço”, afirmou.

Da direita para esquerda: Daniele Marques, secretaria municipal de turismo e cultura de Duque de Caxias e Simone Sangeles, sub-secretaria
Da direita para esquerda: Daniele Marques, secretaria municipal de turismo e cultura de Duque de Caxias e Simone Sangeles, sub-secretaria

A secretária de cultura e turismo também compartilhou sua intenção de levar os ensaios da Grande Rio para regiões mais afastadas do centro de Caxias. “A gente fica muito feliz em poder disponibilizar e dar esse apoio porque promove a cidade; promove a sociabilidade da população. Temos a intenção de levar os ensaios para os quatro distritos de Duque de Caxias para descentralizar as ações culturais e atingir um número maior da população”, concluiu.

Neste ano, os ensaios de rua ganharam um significado ainda maior para as escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Devido à redução de verbas da Prefeitura do Rio de Janeiro para o Carnaval de 2018, os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí ficaram inviáveis. Desta forma, como anunciado anteriormente, a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro (LIESA) assumiu a decisão de não fazer ensaio técnicos no Sambódromo do Rio de Janeiro.

 

Veja as fotos do primeiro ensaio de rua da Grande Rio:

Comentários

 




    gl