Dudu Azevedo sobre o samba-enredo da Grande Rio: ‘Usem e abusem dos bordões’

Lançamento de sinopse da Grande Rio. Foto: Max Gomes

Lançamento de sinopse da Grande Rio. Foto: Max Gomes

Depois da bem-sucedida homenagem a Ivete Sangalo, a Acadêmicos do Grande Rio retornará ao Sambódromo da Marques de Sapucaí, no Carnaval de 2018, com um outro grande ícone do entretenimento brasileiro. Desta vez, o homenageado é José Abelardo Barbosa de Medeiros, o emblemático Chacrinha, que completaria 100 anos em 2017 se estivesse vivo. O enredo, cujo título é uma brincadeira com o bordão “Vai para o trono, ou não vai?”, do Velho Guerreiro (apelido do comunicador), teve sua sinopse divulgada na noite da última terça-feira (9) na quadra da escola de samba, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

– Leia aqui a sinopse

O público composto por membros da comunidade recebeu o novo enredo com muitos aplausos. O texto escrito pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage, que agora ocupam o lugar que foi de Fábio Ricardo por quatro anos, foi interpretado no palco da quadra da Grande Rio por Stepan Nercessian. Vestido com trajes típicos de Chacrinha, o ator fez uso de bordões do apresentador e relembrou momentos do programa “Cassino do Chacrinha”.

Maior desafio será conter essa figura tão grandiosa no espaço que temos.

Após a leitura da sinopse, o presidente da Acadêmicos do Grande Rio, Milton Perácio, sentou-se à mesa montada em frente ao palco junto com outros membros da diretoria da escola, além dos compositores e dos novos carnavalescos. Neste momento, foram discutidos os pontos principais do tema que a tricolor caxiense precisa levar para a Avenida no próximo ano. Dudu Azevedo, diretor de Carnaval da Grande Rio, reforçou que o samba-enredo é uma ótima oportunidade para os compositores explorarem a criatividade e conquistarem a nota máxima. “Peço uma atenção especial na música e que façam sambas com requinte e poesia. Não tenham medo de assumir a personalidade do Chacrinha e fazer um samba que tenha uma comunicação plena com o público. Usem e abusem dos bordões”, destacou Azevedo.

Galeria de fotos: Lançamento de sinopse da Grande Rio

Leleco Barbosa, filho de Chacrinha, também marcou presença na quadra da Grande Rio e agradeceu o carinho da tricolor caxiense para com ele e sua família. “Um desfile de escola de samba era o que faltava para fechar o centenário do meu pai. Esta linda homenagem tem emocionado muito a família Barbosa”, afirmou o filho do comunicador. Leleco também elogiou a performance de Stepan e disse ter um pai no céu e outro na terra, referindo-se à interpretação do ator.

Liberdade para a imaginação

A dupla de carnavalescos Renato e Márcia Lage demonstraram bastante entusiasmo por fazerem parte da equipe da Grande Rio e, em entrevista para o SRzd, compartilharam que a liberdade de criação será o guia para o desenvolvimento do enredo de 2018. “A nossa estreia na Grande Rio tem sido um doce desafio. A escola nos recebeu muito bem e é uma nova etapa na nossa carreira que tem tudo para dar certo”, comemorou Renato. “Entramos na Grande Rio com um enredo bem irreverente. O Chacrinha é um personagem popular que não tem um roteiro certo. É com base nessa energia alegre e maluca que vamos montar o nosso desfile. Como o próprio Chacrinha já dizia, ‘enquanto a galinha põe ovo, o Chacrinha está com o povo’. E a Grande Rio também está com o povo”, acrescentou.

Em 2018, os jurados decidirão se vamos para o trono, ou não vamos.

Para Márcia, o maior desafio de criar uma história sobre o Velho Guerreiro para o Carnaval será condensar uma pessoa complexa em apenas um desfile. “Por ser uma homenagem ao Chacrinha, nós seguimos com esse clima de liberdade e transgressão. No entanto, sabemos que o desfile tem limitações de números e de alas, por exemplo. O maior desafio será conter essa figura tão grandiosa no espaço que temos”, explicou a carnavalesca. “O Chacrinha, ainda que já falecido, é muito contemporâneo com seu espirito carnavalizado, que se faz tão necessário no cenário do Carnaval atual. Precisamos dar uma sacudida. E isso calhou com nossa vinda para a Grande Rio, que é também uma mudança de ares que motiva um espirito aventureiro”, concluiu.

Lançamento de sinopse da Grande Rio. Foto: Max Gomes
Lançamento de sinopse da Grande Rio. Foto: Max Gomes

Os carnavalescos ainda enviam um recado para a comunidade de Duque de Caxias. “Eu gostaria muito que todos os caxienses sentissem esse mar de alegria que nos possuiu através da figura do Chacrinha e que todos possam experimentar igualmente o prazer que essa figura nos trouxe”, refletiu Márcia. “Nós escolhemos o bordão ‘Vai para o trono, ou não vai?’ do Chacrinha justamente por ter muito a ver com a Grande Rio e com nós mesmos. Em 2018, os jurados decidirão se vamos para o trono, ou não vamos”, completou Renato com bom humor.

Ouça Renato e Márcia Lage contando detalhes sobre o enredo

Fórmulas para um grande desfile

O presidente da Grande Rio, Milton Perácio, possui grandes expectativas para o desfile de 2018. Em conversa com a SRzd, Perácio revelou que homenagear Chacrinha é um sonho antigo da escola. “Nós iremos repetir o que fizemos este ano com a Ivete Sangalo, que é levar muita alegria. A Grande Rio é uma escola de samba que, ainda que faça tudo com bastante seriedade, destaca-se por ser bastante alegre e autêntica. Nós procuramos sempre fazer um grande Carnaval. Queremos trazer o troféu para Duque de Caxias, mas também queremos enaltecer o Carnaval do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente. Milton ainda comentou sobre a contratação dos novos carnavalescos e como a escolha pode interferir no resultado final. “A vinda do Renato e da Márcia à escola é uma certeza de que vamos fazer um grande Carnaval. E pelo lançamento da sinopse com a interpretação do Stepan Nercessian, fica evidente que faremos um grande enredo contando a história de Chacrinha”, concluiu.

Lançamento de sinopse da Grande Rio. Foto: Max Gomes
Lançamento de sinopse da Grande Rio. Foto: Max Gomes

 

*em colaboração para o SRzd

Comentários

 




    gl