Resenha UESM: Confira o bate-papo entre as escolas de Maquete

*Por Diogo Augusto

A Resenha UESM chegou! Uma descrição feita com detalhes, com alguns pormenores, além da interação entre as escolas que formam os diferentes grupos da União das Escolas de Samba de Maquete. As escolas do Grupo B, que desfilam nos dias 20 e 21 de Outubro perguntaram para as escolas veteranas dos Grupos de Acesso A e Especial.

Reveja os desfiles do Grupos Especial e Acesso A

Vamos conferir nossas primeiras Escolas!

Eldorado do Japy x Mocidade Unida Masf

Eldorado: Você faz grandes carnavais, com alas grandes, esse é um ponto da sua escola, outro e a filmagem um pouco mais escura que de costume, o que você mais valoriza e ressalta na sua escola?

Masf: Sim os desfiles são grandes e não é que o desfile é escuro eu fico um fundo preto e também deixo meia luz para valorizar a iluminação dos carros. Gostamos de fazer carnaval de maquete, ganhando ou não fazemos do mesmo jeito. Pois a Masf é o coração da UESM.


Masf: Eldorado do Japy qual a sua expectativa para a UESM?

Eldorado: Tenho grandes expectativas, eu comecei com um carnaval bem diferente do que será apresentado, é o terceiro abre alas que fiz para ir na avenida, dobrou de tamanho com o desenrolar do projeto, a cabeça da escola mudou, então tenho grandes expectativas e a maior delas é a subida! Serão 7! Quem sabe, vi muito trabalho bonito e variado, com diversas técnicas… será uma boa disputa!

E não perca: A Eldorado do Japy é a quarta escola a desfilar do dia 20 de Outubro, as 16h15min.

Império Trirriense x Tijucano

Império Trirriense: O que você acha das novas escolas que entraram esse ano?
Unidos do Tijucano: Como não aconteceram os desfiles ainda é difícil opinar. De qualquer forma, pelos bastidores, parecem todas empenhadas em engrandecer mais ainda o carnaval de maquete.

Unidos do Tijucano: Quais propostas a escola tem para engrandecer e renovar o carnaval de maquete?
Império Trirriense: Queremos engrandecer a liga com carnavais dinâmicos sem se prender a um estilo, cada ano um enredo completamente diferente do outro mas que tenha fácil leitura visual com toques de luxo, sofisticação e perfeito acabamento nas alegorias e fantasias apresentadas.

E não perca: O Império Trirriense fecha o primeiro dia de desfiles em 20 de outubro, as 17h55min

Acadêmicos da Folia x Coxa Bamba
Acadêmicos da Folia: Alguma(s) dica(s) para se escrever uma boa sinopse?

Coxa Bamba da Rainha: Acredito que a principal dica para escrever uma boa sinopse é conhecer a história que você quer contar e para isso é preciso pesquisar bastante. Nos últimos anos eu apresentei enredos autorais na Coxa Bamba da Rainha, Mas mesmo para esse tipo de enredo que nunca foi feito é preciso pesquisar e conhecer outras pessoas que já tenham falado sobre esse assunto, seja em livros, frases, poemas, músicas, filmes e tudo que possa ser referência para te dar o embasamento maior e te deixar por dentro de tudo que você precisa saber para passar as informações tanto para o público quanto para os jurados. Uma segunda dica é escolher o formato de texto que você deseja apresentar na sinopse. A terceira dica é ler outros enredos. Na internet é possível encontrar enredos de diversas escolas de diversas décadas, além do próprio material produzido pelas escolas de maquete e demais carnavais virtuais. A minha quarta dica é treinar, você só vai conseguir ser bom no que pretende, se treinar. Assim como a gente treina para fazer redações na escola ou para escrever uma carta para alguém. A última dica, mas que apesar de ser a última é tão importante quanto qualquer outra que foi falada é a revisão. Não adianta nada você ter uma ideia maravilhosa se o seu texto está mal escrito ou se contém erros de grafia e de concordância. Pedir para alguém revisar o seu texto é um ato de confiança e um ato de preocupação com o leitor que vai receber este material.

Coxa Bamba: Assim como a Coxa Bamba você também divulgou que pretende utilizar muito as cores da escola pontuando todo o desfile. Como está trabalhando com as cores para não ficar um desfile repetitivo?
Acadêmicos da Folia: As cores da escola aparecem primeiramente no abre alas. Onde deu para trabalhar muito com o verde e o vermelho, por falar da primavera. E ao longo dos trabalhos fui usando em alas que deram para usar, como passistas, por exemplo, em outras alas usei nos detalhes. O primeiro casal de PB e MS também trazem as cores da escola justamente por estar no setor da primavera.

Não perca: A Acadêmicos da Folia abre o segundo dia de carnaval, dia 21 de outubro as 15h.

 

Os desfiles do Grupo B do Carnaval de Maquete acontecem nos dias 20 e 21 de Outubro a partir das 14h30. Você pode acompanhar todos os detalhes dos desfiles pelo site oficial (www.uesm.com.br) onde as agremiações se apresentarão em forma de vídeo e contarão com narração ao vivo.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários




mais notícias

    gl