Portela fará palestras gratuitas sobre saúde a partir de sábado

Portaria da Portela. Foto: SRzd

Portaria da Portela. Foto: SRzd

A Portela, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove a primeira edição do ‘Salvando Vidas em Grande Eventos: Carnaval’. Em um circuito de cinco palestras, o curso gratuito tem como principais propostas a capacitação e a formação de multiplicadores em BLS (sigla em inglês para Suporte Básico de Vida) e gerenciamento de situações de emergência. O curso terá início no dia 19 de maio (sábado), às 9h, na quadra da agremiação, em Madureira.

O público alvo das palestras inclui funcionários e componentes da Portela, moradores de bairros vizinhos à quadra e alunos de graduação da UFRJ (Medicina, Odontologia e Enfermagem). Além dos tópicos principais, serão abordados assuntos como o uso e a dependência de drogas lícitas e ilícitas; a importância da prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; e procedimentos anestésicos e cirúrgicos em situações de crise.

Uma das responsáveis pelo curso, a médica Fátima Carneiro, comentou sobre a importância de eventos como este. “Percebemos que havia uma demanda grande de um curso como este dentro do Carnaval. Infelizmente, tivemos o terrível acidente com carro alegórico no Sambódromo em 2017. Sem falar que as quadras das escolas sempre recebem um grande número de pessoas… É normal que uma pessoa possa desmaiar ou passar mal. Todos precisam estar aptos a lidar com pequenas intercorrências”, explicou.

Entre a equipe de docentes da UFRJ que ministrarão as palestras estão Fátima Carneiro e Marcio Carneiro, anestesiologistas; Paula Marsico, cirurgiã; e Juliana Faria Campos (docente da Faculdade de Enfermagem). A iniciativa conta com apoio da LANES (Liga Academica de Anestesiologia da UFRJ).

Os interessados em participar precisam ser maiores de 18 anos. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas. Quem participar de todas as palestras oferecidas pelo curso, receberá um certificado da UFRJ. Os graduandos da Universidade que acompanharem as aulas terão horas de atividades de extensão creditadas no currículo. As inscrições serão feitas na quadra da Portela sempre meia hora antes do início de cada encontro.

Confira o calendários das palestras

19/05- 1) Princípios básicos de atendimento;

16/06- 2) Atendimento em situações especiais I e II;

23/06- 3) Parada cardiorrespiratória – prática em manequim;

30/06- 4) No hospital: anestesia e cirurgia; fatores que aumentam a mortalidade: tabagismo e drogas;

07/07- 5) Sábado da saúde: campanhas sobre hipertensão arterial, diabetes e outras doenças.

Serviço:

Curso gratuito Salvando Vidas em Grandes Eventos: Carnaval
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira, Rio de Janeiro
Datas: 19/05, 16/06, 23/06, 30/06 e 07/07, de 9h às 11h30
Inscrições: Sempre meia hora antes do início de cada palestra
Documentos necessários: Identidade e CPF
Número de vagas: 50 vagas
Interessados precisam ser maiores de 18 anos
Aberto para componentes e não componentes da Portela.
Mais informações: (21) 3217-1604

Comentários




mais notícias

    gl