Uma noite prá lá de Marrakech para a Mocidade: campeã do Carnaval 2017 junto com a Portela

“Um conto pode durar uma hora, um dia ou mil e uma noites”. Foi no clima de uma frase que consta na introdução da sinopse do enredo “As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ prá lá de Marrakech”, que a Mocidade Independente de Padre Miguel comemorou nesta quarta, dia 05, o título de campeã do Carnaval de 2017.

Em reunião realizada pela Liesa e os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial realizaram voto com relação ao recurso entregue pela Mocidade. A decisão foi  a seguinte: sete escolas votaram a favor da Mocidade, cinco optaram em não votar e, a Portela, votou contra a divisão do título com a verde e branco da Zona Oeste.

Vice-presidente da Mocidade, Rodrigo Pacheco comemora o título. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira
Vice-presidente da Mocidade, Rodrigo Pacheco comemora o título. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

A liga recebeu os presidentes em reunião para discutirem alguns pontos do Carnaval de 2017 e o pedido da Mocidade, que queria dividir o título com a Portela, já que a mesma sentiu-se lesada devido ao erro de um jurado, Valmir Aleixo, que teria feito o julgamento do abre-alas tendo como base as informações da primeira edição do roteiro do desfile, e não da final entregue à comissão julgadora. A Liesa reconheceu a falha na distribuição do roteiro.

Torcida da Mocidade feliz pela conquista do campeonato. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira
Torcida da Mocidade feliz pela conquista do campeonato. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

A Mocidade conquistou o vice-campeonato com 269,8 pontos,  apenas um décimo atrás da campeã, Portela, que totalizou 269,9. Caso o julgador que cometeu o deslize tivesse dado nota dez para a agremiação de Padre Miguel, a mesma empataria com a Portela, sagrando-se campeã do Carnaval pelo quesito comissão de frente, em que a azul e branco perdeu um décimo.

Torcida da Mocidade. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira
Torcida da Mocidade. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, anunciou à imprensa que por sete votos a favor ficou decidido que o título seria dividido entre as duas agremiações, sendo que a premiação não seria dividida. As escolas que votaram a favor da Mocidade foram Vila Isabel, Grande Rio, União da Ilha, Paraíso do Tuiuti, Mangueira e São Clemente. Não votaram Imperatriz, Beija-Flor, Império Serrano, Unidos da Tijuca e Salgueiro. A Portela votou contra a decisão.

Presidente da Liesa, Jorge Castanheira. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira
Presidente da Liesa, Jorge Castanheira. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

– Fizemos uma reunião ampla para discutirmos todos os pontos do Carnaval 2017 e também para analisarmos o recurso que a Mocidade encaminhou no último dia 22. Com base nessas avaliações, ouvimos o Departamento Jurídico. Então as escolas preferiram colocar o assunto em votação e a maioria decidiu pela divisão do título. Foram sete agremiações que votaram a favor da divisão do título e não da mudança de nota, por um erro material ocorrido pelo ponto de vista defendido pela Mocidade. A Portela poderá recorrer da decisão não sei se na esfera administrativa ou no ponto de vista da análise jurídica. Preciso ouvir a escola para poder entender o procedimento. Essa decisão está baseada na vontade das escolas e não no regulamento, pois o mesmo não tem recurso quanto a nota do julgador. Neste caso foi um entendimento das escolas de que houve um erro material -, explicou Castanheira.

Ele disse ainda que para evitar que erros semelhantes possam acontecer nos próximos desfiles, irá fixar prazos muito mais rígidos.

– Esse foi um carnaval de aprendizado, infelizmente pelos erros cometidos. Portanto, não haverá segundo lugar. A premiação já foi feita e paga, e não será dividida. A divisão é somente do título. Evidentemente é um processo desgastante, foi um Carnaval atípico em todos os sentidos, e a gente terá que avaliar muito tudo isso. A nossa preocupação agora será de mudar os itens do regulamento e analisar também outros assuntos. Estamos fazendo um trabalho importante de reavaliação e gostaria de ter mais ainda a participação das escolas na hora de definir o regulamento e o manual do julgador. Hoje discutimos todos os assuntos relacionados ao Carnaval de 2017. Vamos criar reuniões setoriais para cuidarmos de cada assunto específico – , ressaltou o presidente da Liesa.

Rodrigo Pacheco/Mocidade. Foto: Adriana Vieira
Rodrigo Pacheco/Mocidade. Foto: Adriana Vieira

O vice-presidente da Mocidade, Rodrigo Pacheco, satisfeito com o desfecho do recurso enviado à Liesa, disse que desde o início a Mocidade pediu para dividir o título e não conquistá-lo sozinho.

– Graças a Deus as escolas entenderam por bem agir nesse sentido e reparar um erro material. Depois de 21 anos, a Mocidade é campeã não na forma mais emocionante na Quarta de Cinzas, mas com certeza foi um reconhecimento importante. No próximo sábado,dia 8, haverá festa na quadra e a comunidade já está lá fora comemorando o título. Acho uma pena o Departamento Jurídico da Portela recorrer pois o resultado foi influenciado por um erro material, que na realidade poderia ser totalmente outro, Portela segunda colocada e Mocidade campeã. Desde o momento em que pedimos a divisão, para que a Portela não fosse a legítima erradicada, acho que aceitar essa condição seria coerente. A escola de Madureira tem o direito de recorrer e vamos entrar com a nossa defesa. Abrimos mão do prêmio e de qualquer benefício financeiro para uma solução mais rápida. Iremos agora definir a capa do próximo CD e o sorteio da ordem de desfile”, alegou.

Torcida Independentes Mocidade. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira
Torcida Independentes Mocidade. Foto SRzd Carnaval Adriana Vieira

Com o resultado do colegiado na plenária da Liesa, a Mocidade Independente de Padre Miguel conquistou seu sexto título rompendo um jejum de 21 anos sem vitórias no Carnaval.

Torcida da Mocidade. Foto: SRzd Carnaval Adriana Vieira
Torcida da Mocidade. Foto: SRzd Carnaval Adriana Vieira

O presidente da torcida organizada Independentes Mocidade, Leonardo Novais, da Mocidade Independente de Padre Miguel, conversou com o SRzd Carnaval antes do resultado da plenária e disse que a posição da torcida é de que seja feita justiça.

– Se a Liesa admitiu falha no processo, nada mais justo de que seja feita justiça e que o erro seja corrigido. O que aconteceu foi amadorismo e prejudicou a escola. A noite promete muitas surpresas, admitiu.

Veja as fotos do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel sob a ótima de Henrique Matos:

Leia também: Mocidade Independente faz desfile quase impecável e sonha com quebra de tabu
Veja galeria de fotos do último ensaio técnico da Mocidade
Fotos da Mocidade Independente na festa do Prêmio SRzd Carnaval 2017

Comentários

 




    gl