Grupo Especial: ordem dos desfiles é definida. Elite do samba terá 13 escolas ano que vem

O sábado (15), último dia da feira Carnavália-Sambacon, encerrou com um evento importante para o Grupo Especial do Rio de Janeiro: o sorteio da ordem dos desfiles para 2018. O encontro, que desde quinta-feira reuniu sambistas e várias empresas que atuam no Carnaval, para palestras, exposições e conversa de negócios, no Centro de Convenções Sulamérica, gerou boas expectativas para ano que vem, mas o sorteio foi um ponto alto e esperado com ansiedade por dirigentes das agremiações e por sambistas.

Leia mais: Ordem dos desfiles: presidentes comentam crença de que escola campeã sai na segunda-feira

Sobre a dinâmica do sorteio

O sorteio começou por volta das 20h30 no auditório principal da feira, com a presença de dirigentes das 13 agremiações, além do presidente da Liesa, Jorge Castanheira, da Lierj, Déo Pessoa, e Ailton Guimarães, que já presidiu a liga do Grupo Especial. Jorge Perlingeiro, apresentador de televisão, foi quem mediou.

Para a empreitada, foi usada a tradicional cestinha de bolas. Na primeira etapa, quem tirava a bola maior escolhia o dia de desfile (domingo, 11 de fevereiro, ou segunda-feira, 12 de fevereiro). A ordem de subida ao palco teve como base os pares pré-estabelecidos pela Liesa, além das escolas que já tinham seus dias definidos, como por exemplo, Império Serrano, campeã na Série A e que já abriria os desfiles no domingo.

Mocidade e Portela, atuais campeãs, formaram o primeiro par. A Portela foi a primeira a retirar a bola, através de Tia Surica, baluarte da azul e branca. Em seguida, foi a vez da verde e branca da Zona Oeste. A águia, porém, tirou o número maior e pôde escolher o dia de desfile, segunda-feira de Carnaval (bola 8). Mocidade ficou no domingo (com a bola 7).

O segundo par foi formado por Salgueiro e Grande Rio. Regina Céli, presidente da vermelha e branca, saiu na frente tirando a bola de número 5 e decidiu que a agremiação desfilaria na segunda-feira. Grande Rio, que sorteara a bola 2, ficou para domingo.

Mangueira e Beija-Flor formaram o terceiro par. A escola de Nilópolis, porém, levou vantagem: tirou a bola 10 e escolheu a segunda-feira como dia de desfile. A Estação Primeira, com a bola 9, ficou no domingo.

Imperatriz e Vila Isabel formaram o quarto e penúltimo par. A escola de Ramos ganhou a chance de escolher o dia de desfile com a bola 3: segunda-feira. Vila, com a bola 2, ficou para domingo.

Último par, União da Ilha e São Clemente fecharam a primeira etapa do sorteio. A insulana tirou a bola 9 e escolheu, na frente da São Clemente (com a bola 5), a segunda-feira de folia.

A segunda etapa foi a ordem de cada dia de desfile. Por exemplo: bola 1, primeira a desfilar, bola 2, segunda, e assim por diante. Em poucos minutos, os sambistas presentes no auditório conheceram um resultado parcial, contemplando dia e ordem.

Após alguns minutos, a única troca foi entre Paraíso do Tuiuti e Mocidade, no domingo: Tuiuti, que fecharia o desfile, foi para a quarta colocação. Mocidade resolveu fechar o domingo, sendo a sétima a se apresentar.

Vale lembrar que, por conta do não rebaixamento deste ano, em 2018 o Grupo Especial contará com 13 escolas.

Veja como ficou a ordem dos desfiles:

Comentários

 




    gl