Bateria da Curicica vai ‘brincar” na Avenida e porta-bandeira e mestre-sala brilham no ensaio

Curicica. Foto: Henrique Matos/ Maria Zilda

A União do Parque Curicica foi a primeira a ensaiar neste sábado (4) na Marquês de Sapucaí. A escola apresentará o enredo ‘O importante é ser feliz e mais nada’ dos carnavalescos Leandro e Vitor Mourão. No desfile oficial, a agremiação virá com 2.500 mil componentes, 4 carros alegóricos e 220 ritmistas na sua bateria. A Curicica entrou na passarela do samba às 20h07.  O treino estava previsto para começar às 19h.

Durante o ensaio, a comissão de frente mostrou a coreografia oficial. Os coreógrafos Edu Saadi e Beto Barros estreiam este ano na passarela do samba como coreógrafos de comissão de frente. Em entrevista, um deles contou mais detalhes sobre a apresentação:

“Vai ser uma coreografia bem livre. Hoje apresentei a coreografia oficial para saber o que funciona e o que não funciona. Ensaio técnico é para isso mesmo. Não tem mistério. Os meus bailarinos não são profissionais. Foram selecionados por meio de audição. Alguns deles são da própria comunidade”, revelou Edu Saadi.

Curicica. Foto: Jeanine Gall

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcinho Siqueira e Shayene Santos, que se apresentaram logo após a comissão de frente, teve problemas na evolução da sua coreografia no primeiro módulo. Shayene teve dificuldades em controlar a bandeira devido ao forte vento na frente da primeira cabine de jurados. A melhor apresentação foi na última cabine. Fizeram um exibição com firmeza, correta e com boa técnica.

Curicica. Foto: Jeanine Gall

O diretor geral de harmonia, Lincoln Dantas, quer que o canto da escola seja ouvido por toda avenida, cobra isso nos ensaios de rua e disse ser este o alvo maior da sua observação:

“Quero sentir o andamento e o canto da escola. Já esquentamos nos ensaios de rua. A gente quer melhorar a sincronia com o carro de som. Comprovamos hoje que os ensaios de rua estão dando resultado”, disse o diretor que divide o cargo com Wilmar Rodrigues.

Este ano, a escola vai diminuir o tamanho da ‘Bateria Audaciosa’, nome dado ao conjunto de ritmistas da Curicica. Ano passado ela veio com 240 componentes. Terá 20 a menos no Carnaval de 2017. O mestre Léo Capoeira, contou que sua bateria virá representando a Timbalada:

“A gente vai procurar fazer com a bateria o que o enredo pede: uma grande brincadeira. A nossa bateria é muito livre. Para mim será um prazer. Esse ano resolvemos compactar a bateria, mas vamos seguir com o trabalho do ano passado”, disse Léo.

Curicica. Foto: Jeanine Gall

O comentarista do SRzd Carnaval do quesito bateria, Bruno Moares, acompanhou apresentação da bateria e analisou: “a bateria acertou todas as bossas. Foi um ensaio produtivo”.

A rainha da bateria, Patrícia Chélida, super assediada pela imprensa, por fãs e integrantes da escola, confecciona a sua própria fantasia e falou rapidamente sobre a sua preparação: “malhando quando dá, trabalhando sempre nas minhas fantasias e morrendo de orgulho por minha bateria. Vai ter surpresa”, prometeu a rainha.

Curicica. Foto: Jeanine Gall

As baianas vestiam saias rodadas e blusas de ensaio da escola. Este ano elas representarão a Emília, personagem de Monteiro Lobato, eternizada no clássico ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’. No desfile oficial 80 baianas desfilarão, mas no ensaio a reportagem contou cerca de 50 evoluindo na Avenida.

Desfilando desde o primeiro Carnaval na Curicica, dona Heliete Souza, aposentada de 72 anos, nos contou que ala das baianas é mais que um segmento da escola. Segundo ela, faz é parte da sua família:

“Desde que eu comecei a desfilar aqui eu construí família, ala aumentou. Muita coisa mudou. Só não mudou a minha alegria em desfilar. É a maior felicidade da minha vida quando eu entro na Avenida para defender a minha escola. Sempre passando com garra. Essas aqui são minhas amigas, aqui é uma família. A união faz a força. É por isso que a gente faz bonito todo ano” finaliza emocionada.

Curicica. Foto: Márcio Anastacio
Dona Heliete, ao centro, junto com parte das 80 baianas que irão desfilar pela Curicica. Foto: Márcio Anastacio

O ensaio técnico da União do Parque Curicica registou a presença da comunidade, mas também de admiradores da escola vindos de outros bairros . Na concentração, ao lado do ‘balança mas não cai’ os integrantes da escola contaram ao SRzd Carnaval que aquele era um dos grandes momentos de confraternização entre os amantes do samba. Rachel Martins do Estácio, Claudio Rocha de Tomaz Coelho e Lúcia Cristina de Inhaúma eram só animação em uma das alas de escola do bairro de Curicica.

Curicica. Foto: Márcio Anastacio
Cláudio Rocha, Rachel Martins e Lúcia Cristina fizeram da concentração um espaço de descontração antes do ensaio técnico. Foto: Márcio Anastacio

Em breve os leitores poderão assistir no site a uma análise técnica sobre os quesitos. Os internautas puderam acompanhar de forma ao vivo os ensaios técnicos devido a uma parceria entre o SRzd e a Rádio Arquibancada. O mesmo se repetirá na cobertura dos ensaios deste domingo(5), com as apresentações de Vila e Salgueiro.

VEJA TAMBÉM:

Assista apresentação da comissão de frente da Curicica

Assista apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira

Veja galeria de fotos do ensaio técnico da Curicica

Ouça início do ensaio técnico da Curicica

Márcio Moura analisa apresentações das comissões de frente de Curicica, Alegria e Cubango

Assista apresentação da comissão de frente do Cubango

Assista apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira do Cubango

Veja mais fotos do ensaio técnico do Cubango

Márcio Moura avalia apresentação da comissão de frente de Curicica, Alegria e Cubango

Ouça início do ensaio técnico do Cubango

Assista apresentação da comissão de frente da Alegria da Zona Sul

Assista apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Alegria da Zona Sul

Veja galeria de fotos do ensaio técnico da Alegria

Ouça início do ensaio técnico da Alegria

 

Comentários

 




    gl