CHAT FOLIA: Mistérios e previsões apocalípticas são a aposta da Beija-Flor Pernambucana para o carnaval 2018

Beija-flor Pernanbucana – Carnaval 2018 – UESM

Com o enredo “Abra as asas Beija-Flor e revele os grandes mistérios da humanidade”, a escola de Japi promete um desfile diferente, relacionando as narrativas bíblicas sobre o fim do mundo com problemas sociais da atualidade. Quinta a desfilar no dia 21 de outubro pela União das Escolas de Samba de Maquete – UESM, a escola tem como grande motivação superar as dificuldades enfrentadas do ano anterior. Acompanhe a entrevista com o presidente e carnavalesco Felipe Panema.

Como é o seu relacionamento com o carnaval?

Excelente, gosto muito do carnaval em todos os seus aspectos, desde os blocos, as marchinhas, os desfiles e, claro, a animação e alegria da massa popular.

Como surgiu a ideia de criar uma escola de samba de maquete e participar da UESM? Quem são as pessoas que fazem parte da sua escola?

Bom, a ideia de participar da Uesm foi planejada por mim. Já tinha conhecimento dos desfiles, mas não tinha estrutura e conhecimento para criar uma escola. Então veio a coragem e criei a escola em homenagem a minha escola do coração, a Beija-Flor De Nilópolis. Hoje as pessoas que participam da minha escola são 5. Eu, carnavalesco e presidente, e os outros que trabalham nas coreografias e montagens de carros.

Explique a escolha do nome, do símbolo e das cores da escola.

O nome da escola faz referência à Beija-flor de Nilópolis, mas como a escola é de Pernambuco, veio a Beija-Flor Pernambucana. As cores fazem referência à bandeira de Pernambuco e à cidade de Jupi, sede da escola.

Comente sobre a escolha do enredo e do samba.

A escolha do enredo foi uma decisão por votação e que foi eleito por unanimidade, é um enredo muito amplo e que traz em sua descrição os grandes mistérios da humanidade. Já para o samba foi feita uma disputa interna com outros dois sambas, venceu o que se encaixou perfeitamente ao enredo, o samba é da escola Império de Casa Verde.

Logo de enredo – Beija-flor Pernambucana – UESM

Como estão os trabalhos de barracão? Pretende usar algum material diferente?

O trabalho no barracão está tranquilo. As fantasias estão embaladas e prontas. Já as alegorias estão em processo de finalização e acabamento. Tudo está andando tranquilo e dando certo de acordo com o tempo previsto. O desfile no geral será superior ao do ano passado, quando nossa escola enfrentou diversos problemas. Para esse ano fortalecemos quesitos problemáticos no ano anterior, como comissão de frente, os casais de MS e PS, fantasias e alegorias. Podem esperar uma escola que renasce das cinzas e vem para um desfile de redenção.

Neste primeiro ano, qual vai ser o grande momento de seu desfile?

Eu tenho como grande momento em meu desfile a comissão de frente, que vai trazer o símbolo maior da escola que é um beija-flor. Tenho o quadripé que fará uma relação do apocalipse bíblico com os problemas de hoje e, por fim, a segunda alegoria que será dividida em duas partes, com uma ala entre elas o que será muito lindo e grandioso.

Quero acrescentar que nosso trabalho deste ano foi feito apenas com um quarto do que foi gasto no ano passado e com nenhum reaproveitamento de materiais do ano anterior. E por fim, temos um Beija-flor e uma serpente marinha feitos com materiais que iam para o lixo e viraram lindas esculturas.

 

Reveja os desfiles do Grupos Especial e Acesso A

 

E não esqueça, os desfiles do Grupo B do Carnaval de Maquete acontecem nos dias 20 e 21 de Outubro a partir das 14h30. Você pode acompanhar todos os detalhes dos desfiles pelo site oficial (www.uesm.com.br) onde as agremiações se apresentarão em forma de vídeo e contarão com narração ao vivo.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários




mais notícias

    gl