CHAT FOLIA: Com releitura de samba histórico Império do Patriarca estreia na UESM

Barracão da Império do Patriarca (Divulgação)

Diretamente de um dos bairros mais carnavalescos do Rio de Janeiro, Madureira, a Império do Patriarca estreia no carnaval de maquete fazendo uma releitura de um dos sambas mais famosos da história “A lenda das sereias, rainhas do mar”, do Império Serrano de 1976. Quem comanda os trabalhos no barracão e respondeu a nossa entrevista são os carnavalescos Luiz Gabriel e William Ferreira e uma equipe com mais quatro componentes. Confira a entrevista. 

Não se esqueça os desfiles do Grupo B acontecem nos dias 14 e 15 de Outubro a partir das 14h30 no site www.uesm.com.br

– Quem são os componentes e quais as funções?

Presidente: Luiz Gabriel Barroso.  Carnavalescos: Luiz Gabriel Barroso e William Ferreira. Equipe de Barracão é composta por: Camila (pintura), Edcrey (elétrica), Gabrielle (fantasias) e Norma (fantasias). Nossa rainha de bateria é a Reika Martins.

– Explique a escolha do nome, do símbolo e das cores da escola.

O nome se deu pois o barracão da escola fica próximo à Praça do Patriarca, em Madureira. A coroa, nosso símbolo, é em homenagem ao Império Serrano. Nós, os carnavalescos, somos torcedores do Salgueiro e da Beija-Flor, portanto as cores escolhidas foram o vermelho e o azul.

– Como surgiu a ideia de criar uma escola de samba de maquete e participar da UESM?

Desde crianças já brincávamos de fazer nossos próprios desfiles usando brinquedos em casa. Há pouco tempo começamos a pensar em construir maquetes de alegorias de verdade e foi nesse período que conhecemos a UESM, navegando pelo YouTube, e resolvemos participar da competição.

– Como é o seu relacionamento com o carnaval?

Carnaval, para nós, sempre foi uma grande paixão. Como dissemos anteriormente, desde crianças fazíamos nossos desfiles em casa. Frequentamos diversas quadras, revemos os desfiles durante todo o ano, vamos à Cidade do Samba assiduamente no período pré-carnavalesco espiar os preparativos.

– Desfila? Assista? Produz? Curte blocos, desfiles?

Ainda não desfilamos, mas passamos os quatro dias de folia assistindo direto da Sapucaí e na terça-feira prestigiamos os desfiles da Intendente Magalhães.

– Já participou de outras ligas de carnaval na internet?

Já conhecemos o trabalho do pessoal da LIESV, mas como participantes, não.

– Conte um pouco do enredo que vai ser desenvolvido e o samba escolhido.

Quando começamos a pensar no enredo o principal dilema foi: “qual tema escolher e que fique bem contado em apenas dois setores?” Não tínhamos como contar uma história muito complexa, que demandasse muitos setores e que tivesse muitos desdobramentos. Optamos por esse enredo também pensando nos recursos visuais que ele permite. Outro ponto chave foi o samba enredo, que é uma unanimidade nesse quesito.

– Como está sendo a experiência de produzir um carnaval de maquete? Qual o principal desafio?

Sem dúvidas é uma experiência muito desafiadora, mas ao mesmo tempo muito prazerosa. É um mundo novo para ambos. A cada dia aprendemos novas técnicas de escultura, pintura. Fazemos muitos testes a cada etapa que produzimos. Temos muitas vezes que mudar o rumo do projeto quando partimos para a fase da execução e vemos que não seria possível realizar do jeito que havíamos pensado.

– A escola enfrenta alguma dificuldade em encontrar materiais na sua cidade?

Não temos dificuldade em encontrar materiais. Por estarmos no Rio de Janeiro, nossa demanda é sempre muito bem atendida. Um fato legal sobre esse processo é que descobrimos um novo material quando buscávamos outros.

– Tem alguma aposta em material diferente para este ano? Fale sobre ele.

Por ser o nosso primeiro desfile, tudo é novidade e apostamos em todos os materiais que vamos usar no nosso desfile, mas uma novidade é o uso de massa biscuit para fazer nossas esculturas.

– Qual será o seu diferencial para se destacar em meio as 15 agremiações do Grupo?

Nosso carnaval é totalmente artesanal. Nossas esculturas – todas elas – são feitas por nós. Procuramos construir nosso desfile partindo do zero. Desde o início queríamos um carnaval o mais autêntico e original possível e que se usássemos brinquedos, por exemplo, não conseguiríamos atingir esse objetivo e que ao assisti-lo, pudéssemos nos reconhecer nele.

– Qual será o momento mais impactante do desfile?

Desejamos que todo o nosso desfile cause um impacto positivo em quem o assistir, seja ele pelas alegorias fantasias ou pela história contada. Como desfilaremos no primeiro dia, queremos que ao final de todas as apresentações as pessoas ainda se lembrem de nós. Temos um carinho muito especial pela segunda alegoria… É uma aposta nossa.

– Pode nos revelar mais alguns detalhes ou curiosidades?

Tivemos um bom investimento na iluminação das nossas alegorias… Podemos dizer que nesse carnaval seguimos a linha high-tech. Alô Renato Lage!

– Várias escolas já falaram sobre as sereias e o próprio Império Serrano já reeditou este samba. Como usar a criatividade para fazer algo diferente do que já foi visto?

A principal diferença do nosso enredo é partir para uma narrativa que não foi usada, que é a história das sereias contada pela mitologia grega.  Isso nos permitiu desenvolver a parte plástica de forma muito proveitosa e diferente do que foi visto nos desfiles do Império Serrano.

– O fato de ter sido a última escola aprovada para o Grupo B você acha que pode te prejudicar em alguma coisa?

O problema maior foi o tempo que tivemos para preparar o nosso desfile. Sem dúvidas tivemos que desenvolver um cronograma bem enxuto e sem muita margem para grandes mudanças. Mas o nosso trabalho está muito bem encaminhado e tudo correndo sem maiores dificuldades e vocês podem esperar um grande desfile do Império do Patriarca, com muita emoção, dedicação e principalmente vontade de levantar a taça de campeã.  Por isso reforçamos o convite para nos assistir no dia 14/10, às 16h40min (horário de Brasilia), no carnaval da UESM e não deixe de curtir nossa página no Facebook GRESM Império do Patriarca para ficar sempre por dentro das novidades da nossa escola.

Participe, inscreva sua escola pelo email: [email protected]

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl