Bendita mulher indígena! Rosa Vermelha traz as “Deusas da Pele de Fogo”

A Rosa Vermelha, agremiação do Grupo Especial do Carnaval Virtual, buscará o título inédito com o enredo “Deusas da Pele de Fogo”. A escola pretende exaltar a mulher indígena e a miscigenação brasileira, com foco na cultura cabocla amazônida, pelo fato da escola ter uma íntima ligação com a região Norte do Brasil. O intuito da agremiação é também retratar a mulher como motor vital da força de um povo, corroborando para um discurso em defesa da feminilidade.

O presidente da escola, Alexandre Garcia, explica melhor o tema que irá para avenida:

“Em um texto de autoria desconhecida lia-se que […] as índias têm a pele vermelha como fogo […] e Freire em Casa Grande e Senzala apura que […] o que há de acentuar é o grande papel da índia fêmea na formação brasileira, essa índia fêmea não só através do relacionamento mencionado sexual, mas através do papel social que ela começou a desempenhar, tornou-se uma figura capital na formação brasileira […] portanto nosso enredo quer exaltar a figura da mulher indígena e seu legado na formação brasileira e especificamente na cultura cabocla amazônida.”

O carnavalesco Victor Farias detalhou como se dará o desenvolvimento do desfile e divulgou detalhe de uma das fantasias da Rosa para 2017.

“O desfile começa com os aspectos da criação do mundo na visão Tukano-Dessana, onde o mundo e o universo são criados por uma deidade feminina que semeia a vida em uma cosmovisão em que a mulher é o centro criador e vital do universo. Na segunda parte, abordaremos a chegada do homem branco e toda a mudança na rotina e no convívio dessas sociedades. Por fim, mostraremos a formação do povo e da cultura cabocla e seus expoentes.”

Detalhe de uma das fantasias da Rosa Vermelha para o Carnaval 2017

Quer saber mais sobre o Carnaval 2017 da Rosa Vermelha? Leia a sinopse e ouça o samba!

Mais informações sobre o Carnaval Virtual no nosso site, na nossa FanPage e no nosso grupo no Facebook.

Comentários

 




    gl