CHAT FOLIA: Com procissão de fé, Beija-flor de Campinas abre os desfiles do Grupo B da UESM

Por Claudio Sampaio e Lukas Schultheiss

Quando chegar dia 20 de Outubro, por volta das 14h30, uma verdadeira procissão vai desfilar na Passarela Alzira Silva, trazendo a Beija-Flor de Campinas para abertura dos desfiles do Grupo B do Carnaval da União das Escolas de Samba de Maquete (UESM). A homenagem será para Nossa Senhora de Guadalupe, contando as histórias das aparições, milagres e mistérios que a ciência não consegue explicar.

Reveja os desfiles do Grupos Especial e Acesso A

Chamada carinhosamente de “Sensação do Samba”, a escola promete muitas surpresas e participações especiais em um desfile diferente, luxuoso e com um final arrebatador. O enredo é muito especial para os componentes, já que a sua sede é próxima ao Santuário de Guadalupe, que completa 25 anos em Campinas (SP) e esta obra estará representada nas alegorias da escola.

Abrindo com chave de ouro o Chat Folia, o Presidente e carnavalesco Pedro Yvo, nos concedeu uma entrevista:

No início do planejamento do carnaval deste ano, você alegou que estava em contato com a arquidiocese e com vários membros da igreja católica. Como está esse relacionamento faltando pouco tempo para o desfile?

Como eu havia dito, sim. O contato com a arquidiocese de Campinas está bem produtivo, o relacionamento não acabou, apenas diminuiu um pouco pois a Arquidiocese de Campinas está sem arcebispo. Dom Airton foi transferido para a Arquidiocese de Mariana em MG, porém as coisas ainda estão fluindo.

Pela primeira vez a Beija-flor de Campinas vai levar um samba inédito para a Avenida. Como foi realizada a escolha desse samba e como ele será executado?

Procuramos trazer um samba que fosse de fácil acesso ao publico pela linguagem e outras coisas que levem o samba para a boca do povo. Podemos ter errado em algumas coisas, como a escolha do intérprete, atrapalhando a escola e nos atrasando na parte estrutural do samba. Porém este problema foi logo foi solucionado e em breve na avenida vocês terão um samba de primeira. Gostaria muito de agradecer ao Claudinho DVD pelo belo samba que nos proporcionou e por todo auxílio e dizer a todos que este samba vai ser sucesso.

Conheça o samba e o enredo da Beija-Flor de Campinas

Nos últimos anos a Beija-flor de Campinas desfilou ao entardecer. Inclusive em seus desfiles, a escola promovia a mudança de iluminação conforme o passar das alas. Este ano será a primeira a desfilar. Existe alguma surpresa também para o início do desfile?

Olha esse ano foram tantas coisas para se pensar que nem lembramos disso. Mas pode deixar que vou preparar algo surpreendente.

No ano passado tivemos a estreia do Sambódromo fixo. Este ano teremos alguma novidade com relação ao local de desfile?

A Beija-flor de Campinas continuara sim, a desfilar no Sambódromo, pois como você mesmo disse é fixo. Ele passará por reparos para melhor atender ao desfile e ao mini-publico que nele assistirá o evento. Então aguardem, pois esse ano o Sambódromo estará com uma estrutura show! Creio que será melhor do que os dos anos anteriores.

Presidente Pedro, que tal umas palavras finais, sobre o que devemos esperar sobre o desfile da escola?

A Beija-flor de Campinas vem pra fazer um carnaval diferente. Todo ano tentamos ao máximo, e ela virá luxuosa, compacta e faremos tudo para abrir o carnaval com chave de ouro. Vamos mostrar que a Beija-flor está viva e pronta para brigar. Tivemos sim dificuldades, mas teremos o melhor carnaval que a escola de Campinas já fez. Homenagearemos Nossa Senhora de Guadalupe e o Santuário dedicado a ela, aqui em Campinas que foi erguido em 1993 e neste ano completa 25 anos de história. Teremos algumas participações especiais: segredo que guardaremos até o desfile. E falando sobre ele, gostaríamos que vocês prestassem atenção na comissão de frente que virá totalmente diferente. Vamos apresentar na roupa do primeiro casal algo inovador. Nas alegorias, observem a melhoria do que apresentaremos no desfile. Por fim, outra surpresa para o último setor que será arrebatadora. No dia 20 de outubro, não percam a magnífica abertura do carnaval da UESM do Grupo B.

 

E não esqueça, os desfiles do Grupo B do Carnaval de Maquete acontecem nos dias 20 e 21 de Outubro a partir das 14h30. Você pode acompanhar todos os detalhes dos desfiles pelo site oficial (www.uesm.com.br) onde as agremiações se apresentarão em forma de vídeo e contarão com narração ao vivo.

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial

Facebook

Youtube

Instagram

*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários




mais notícias

    gl