Bambas de Ouro divulga sua sinopse para o Carnaval Virtual 2017

Pavilhão Bambas de Ouro

A Bambas de Ouro, escola do Grupo Especial do Carnaval Virtual, vem a público apresentar sua sinopse. Neste Carnaval Virtual 2017, a agremiação vai falar sobre as estrelas. O enredo “Brilha, estrela de luz, a guiar meu pavilhão” vai passear pelo universo dos astros. Estrelas que vão de cultos pagãos, passando pelos Reis Magos, pelo zodíaco, pelos astros da música e muito mais.

Com esse enredo vasto e com um leque imenso de possibilidades, a Bambas promete um belíssimo desfile no Carnaval Virtual 2017.

Quer conhecer mais o Carnaval Virtual? Visite o website oficial, curta a fanpage no Facebook, participe do grupo de discussões para opinar e interagir com outros amantes da folia e inscreva-se na TV Carnaval Virtual, no YouTube. E tenha produtos do Carnaval Virtual em sua casa. Encontre produtos exclusivos do Carnaval Virtual e suas agremiações na loja virtual da Pretikas.

E se você não ouviu os sambas que embalaram o Carnaval Virtual 2016, baixe gratuitamente os CDs do Grupo Especial e de Acesso aqui!

Conheça aqui o enredo da Bambas de Ouro para o Carnaval Virtual 2017, e as regras para a disputa do samba-enredo!

(texto de inteira responsabilidade da agremiação)

Logo Bambas de Ouro – Carnaval Virtual 2017

 

Brilha Estrela de Luz … 

                        A Guiar Pavilhão!

E de uma explosão surgiram meteoros, planetas, nebulosas, galáxias e as lindas constelações, surgiu também a estrela Sol, a maior já vista pelo homem e que é parte fundamental para que haja vida na Terra.

 

Há milhares de anos atrás o homem já observava as estrelas e delas tiravam o conhecimento necessário para sobreviverem, Maias, Astecas, Babilônios, Gregos, Indianos e muitos outros acreditavam que as estrelas tinham poder sobre a natureza, podendo ser previsto através da análise dos astros eventos cataclísmicos, calendários foram construídos baseado nos astros, incluindo até mesmo previsões para o fim do mundo tiveram as estrelas como matéria principal para tais previsões.  Mas foi no século XVII que o matemático, físico e astrônomo Galileu Galilei ampliou a capacidade do telescópio, tornando possível pela primeira vez observar de perto as estrelas.

 

Para os místicos, as estrelas possuem o poder de não somente orientar, como o de influenciar futuras decisões do homem, de mudar o humor e de proporcionar paixões. Tal Pseudociência, a astrologia, vem de muitos anos antes de Cristo, e se estabelecia em diferentes partes do mundo, cada lugar com suas particularidades. Hoje em dia estudam os Zodíacos, as Constelações, afim de guiar e confortar o homem em sua vida.

 

Astro cheio de mistérios, as estrelas são cercadas de lendas e mitos onde podemos ressaltar que se é verdade ou não devemos ao menos respeitar…

 

Aqui no Brasil temos a lenda indígena dos sapecas curumins, crianças que por desobediência viravam estrelas no céu. Na mitologia nórdica, cada estrela que compõem a constelação da ursa maior são criaturas escolhidas pelo Deus Odin para compor sua carruagem no céu. Já Para os gregos, conta a Lenda que ao ser morto por obra da inveja de Apolo, Órion é levado para o céu transformando-se em estrela e tendo a companhia do Cão Sírius.

 

Na religião a Estrela também se mostra bem presente, no judaísmo ela se forma de dois triângulos invertidos, denominando-se Estrela de Davi, pois era utilizado como Símbolo nos escudos dos guerreiros do Rei Davi. Tal estrela também é utilizada pelo hinduísmo, onde representa a Trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, respectivamente, o criador, o preservador e o destruidor. Já para os cristãos a estrela guiou os três Reis Magos até onde o Menino Jesus se encontrava, para que estes pudessem lhe ofertar ouro, insenso e mirra, tal estrela ficou conhecida como a Estrela Guia.

 

Nos cultos Wicca, a estrela vem no interior de um círculo, o pentagrama, que atualmente para tal crença é utilizado em rituais obscuros, que buscam invocar o lado do mal. No entanto, o pentagrama nem sempre foi símbolo de magia negra, na época medieval, para os cristãos, era símbolo de proteção contra o mal e suas cinco pontas estariam ligadas aos cinco estigmas de Cristo. Para os Judeus era símbolo da verdade e suas pontas simbolizavam os cinco livros que compõe o Torá.

 

Anos se passaram e as estrelas caíram no gosto popular, hoje é sinônimo de maestria e qualidade, como as Estrelas Michelin, concedidas aos melhores restaurantes do mundo, ou ainda as estrelas concedidas a hotéis, classificando sua qualidade de serviço e conforto. Isso sem falar das Estrelas do Rock, do Pop, do Cinema, sejam elas nacionais ou internacionais.

 

E por fim temos grandes estrelas em nosso país, estrelas que marcaram gerações levando alegria a muitas casas, são as instituições, que fascinam todo o Brasil com suas estrelas, como a Mocidade Independente que escolheu para si a Estrela Guia, verde e reluzente, O Botafogo, quer seja do Rio ou da Paraíba, que fascinam seus torcedores e possuem no centro de seu escudo a estrela.

 

No Norte do Brasil o Boi mais charmoso leva em sua testa a bela estrela azul, sejam elas verde, branca, vermelha ou azul as estrelas invadiram o nosso dia a dia e fazem ser toda hora,  “A Hora da Estrela”!

 

Regras para o concurso de samba-enredo

  • Parcerias são permitidas com o máximo de 5 compositores,
  • Não há limites de obras para um mesmo compositor, seja solo ou em parceria;
  • As obras devem ser enviadas para o e-mail da agremiação: [email protected];
  • Recomenda-se que a letra da obra seja enviada em anexo ao e-mail em Word;
  • Recomenda-se que o áudio da obra seja enviado com qualidade mp3 e que o mesmo possua duas passadas, sendo uma delas sem fundo musical ou coro;
  • Não é obrigatório o uso de fundo musical ou coro;
  • As obras devem ser enviadas para o e-mail até o dia 15 de abril de 2017;

Em caso de dúvidas sobre as regras do concurso ou sobre a sinopse favor entrar em contato através do e-mail já citado acima ou pelo facebook do presidente: https://www.facebook.com/mauricio.viannasiqueira

Comentários

 




    gl