Vigilância Sanitária: curso para ambulantes será realizado este mês

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária já capacitou 10.497 pessoas em cursos voltados para ambulantes, trabalhadores e empresários do comércio fixo de alimentos, de salões de beleza, de estúdios de piercing e tatuagem, e de asilos. Os cursos são gratuitos e realizados várias vezes ao ano. Ainda haverá cursos nos meses de novembro e dezembro. Para ambulantes, o curso vai ocorrer nos dias 28 de novembro e 12 de dezembro; para salões de beleza, dia 27 de novembro; o de estúdios de piercing será dia 30 de novembro; já o de asilos terá sua última aula no dia 7 de dezembro.

Para o comércio de alimentos, é realizado o curso sobre “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos”, que tem o objetivo de orientar e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. Foram 298 cursos para empresários e trabalhadores de estabelecimentos que comercializam alimentos, com a capacitação de 9.590 pessoas. Para os ambulantes, foram 14 cursos, com a capacitação de 425 pessoas.

Já os salões de beleza e os estúdios de piercing e tatuagem contaram com 18 cursos, que capacitaram 401 pessoas. Nas aulas, foram repassadas orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos e tintas regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras.

O curso de asilos capacitou 81 pessoas, com cinco edições. Nas aulas foram abordados temas referentes às condições adequadas que o local deve manter, a fim de evitar riscos à saúde dos hóspedes.

A Vigilância Sanitária também organiza cursos como atividades prévias de grandes eventos. Para o Carnaval foram cinco cursos para trabalhadores e responsáveis técnicos dos estabelecimentos do sambódromo e dos ambulantes autorizados do entorno; para o Rock in Rio, foram capacitadas 1.946 pessoas, em 36 cursos. Também são realizados cursos para grupos de centros comerciais com grande circulação de pessoas. Para a feira de São Cristóvão, foram sete cursos com 302 participantes; na operação Vigilância no Shopping, a capacitação envolveu 449 participantes em 203 cursos.

As aulas dos cursos de novembro de dezembro serão ministradas no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, no Centro. As dos ambulantes serão realizadas na parte da tarde, no horário de de 14h às 17h; já as aulas para salões, estúdios e asilos serão realizadas na parte da manhã, no horário de 9h às 12h.

As inscrições para todos os cursos estão abertas. Os interessados em participar podem se informar pelo telefone 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail [email protected]

Por meio desse endereço, podem ser consultadas as vagas em cursos realizados durante todo o ano, sem datas fixas, sujeitos à lotação. As inscrições também podem ser realizadas por meio de solicitações das associações empresariais e do empresariado.

Comentários

srzd



mais notícias