Vídeo de evangélicos expulsando fiéis de religiões africanas em cemitério repercute e gera reações

Vídeo mostra evangélicos expulsando fiéis de religiões africanas em cemitério. Foto: Reprodução de Internet

Vídeo mostra evangélicos expulsando fiéis de religiões africanas em cemitério. Foto: Reprodução de Internet

Polêmica e indignação. Imagens de um grupo de pelo menos trinta evangélicos expulsando cerca de quinze adeptos da Umbanda e Candomblé que participavam de um culto no Cemitério de Maruí, no bairro Barreto, em Niterói, estão repercutindo na internet.

O fato ocorreu na sexta-feira (2), dia de Finados e foi noticiado em reportagem de Francisco Edson Alves do jornal “O Dia”. Uma publicação feita pela “Agência Afro Notícias” no Facebook já atingiu quase um milhão de visualizações nesta segunda-feira (5).

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, homens e mulheres vestidos com camisas amarelas, invadem a área em que os seguidores de Umbanda estavam, próximos a túmulos, na localidade conhecida como Cruzeiro. Gritando os termos “o nome de Jesus é poderoso”, “Jesus tem poder” e “o demônio sai”, entre outros, os umbandistas, que estavam em companhia de alguns candomblecistas, ficaram acuados, e acabaram se dispersando.

O caso, que será registrado nesta terça-feira (6) na Polícia Civil, será alvo de investigação também da Comissão Combate à Intolerância Religiosa (CCIR).

Religiosos e defensores da cultura afro programaram protesto para esta quarta-feira (7), as 17h, em frente à estação das Barcas de Niterói. Uma caminhada também está programada para acontecer a partir de 10h da manhã do próximo domingo (11). O ponto de encontro será na Praça do Barreto, segundo até o Cemitério de Maruí.

Comentários

 




    gl