Venezuela pede para Brasil proteger imigrantes; Temer faz reunião com urgência

Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil. Foto: Divulgação

Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil. Foto: Divulgação

Por causa de ataques provocados por brasileiros em abrigos para imigrantes venezuelanos, o país vizinho ao Brasil pediu mais atenção com seus cidadãos. O pedido foi feito pelo Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da Venezuela. O presidente Michel Temer convocou uma reunião na manhã deste domingo (19) para debater o assunto.

Na nota publicada pelo ministério venezuelano, foi feita uma solicitação para que o Brasil oferecesse “garantias correspondentes aos nacionais venezuelanos e medidas de resguardo e segurança de seus familiares”. Pedido foi feito após moradores de Pacaraima, em Roraima, terem atacado alojamentos dos imigrantes. Em um dos casos, um incêndio criminoso foi provocado no local.

– ONU elogia STF por não permitir fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela

Para a reunião de última hora, Temer convocou os ministros Raul Jungmann, do Ministério de Segurança Pública; Sérgio Etchegoyen, do Gabinete de Segurança Institucional; e Aloysio Nunes Ferreira, do Ministério de Relações Exteriores. Aloysio, no entanto, foi representado pelo secretário-geral do Itamaraty, o embaixador Marcos Galvão.

Juntos, eles discutiram medidas para tentar tranquilizar a situação. Entre elas, o uso da Força Nacional e da Polícia Federal para garantir segurança. A Venezuela também se propôs a ajudar.

Comentários

 




    gl