Sebrae cria programa estratégico para melhorar os serviços nas praias cariocas

Lucio Macedo, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Riotur; Carla Pinheiro, Presidente do Conselho Deliberativo Estadual(CDE); O mediador; Margareth e Bruno Fernandes da Coordenação de Turismo. Foto: Sebrae/RJ

Lucio Macedo, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Riotur; Carla Pinheiro, Presidente do Conselho Deliberativo Estadual(CDE); O mediador; Margareth Carvalho e Bruno Fernandes da Coordenação de Turismo. Foto: Sebrae/RJ

A Coordenação de Turismo do Sebrae do Rio de Janeiro deu um passo importante para discussão sobre como utilizar as oportunidades econômicas oferecidas pela praia em benefício da Cidade Maravilhosa e do país. Os executivos Margareth Carvalho e Bruno Fernandes se empenharam para que a apresentação de uma pesquisa com profissionais que atuam neste importante segmento da economia fluminense fosse um sucesso.

Trata-se do Programa Estratégico do Turismo, que entende a praia como o principal programa de lazer de quem ama o mar.

Ir à praia ainda é o lazer mais barato do Rio.  A orla é um dos lugares ideais para pequenos negócios, e aí que entra o Sebrae/RJ com o seu projeto de fortalecimento do turismo nas praias cariocas.

A detalhada pesquisa feita com 1.238 entrevistados (619 barraqueiros e 619 ambulantes), entre agosto e outubro de 2016, mostra o perfil desses empreendimentos. E também foram desenvolvidas capacitações com o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes, que envolve o aprimoramento de processos, a criação de produtos inovadores e a excelência na prestação de serviços.

O debate realizado no estiloso prédio do CRAB, Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, na praça Tiradentes, revitalizada e moderna, permitiu aos barraqueiros colocarem suas dúvidas na mesa. Eles pediram mais segurança por parte da Polícia Militar e da Guarda Municipal e também que se intensifique a fiscalização contra ambulantes irregulares. E o Sebrae também.

Participaram da mesa de debates Lucio Macedo, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Riotur; Carla Pinheiro, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE); Paulo Juarez, presidente da Ascolpra, Associação do Comércio Legalizado da Praia; Nina Almeida Braga Diretora do Instituto E. e Eduardo Furtado, coordenador do Espaço Urbano da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Fazenda.

O evento contou com a presença Diretor do Sebrae, Evandro Peçanha.

Comentários

srzd



mais notícias