Renovação? Em SP 88% dos deputados estaduais e 33% dos vereadores disputam eleição

Eleições. Foto: Reprodução

Num cenário onde a grande parte dos brasileiros pede renovação na política, o maior colégio eleitoral da federação segue na direção inversa.

Quase todos os deputados estaduais de São Paulo vão tentar a reeleição em outubro. E na Câmara Municipal paulistana, a baixa vai ser grande. Muitos vereadores vão interromper o mandato de menos de dois anos para alçar voos maiores.

Dos 94 deputados estaduais, 83 vão disputar o pleito (88%). Destes, 77 são candidatos à reeleição e seis vão tentar uma vaga como deputado federal.

Na Câmara Municipal, 18 dos 55 vereadores (33%) vão se candidatar para outros cargos nestas eleições. Nove vão tentar a eleição para deputado federal, cinco tentam uma vaga na Assembleia Legislativa, dois para senador e suplente de senador.

A legislação permite que parlamentares continuem no cargo durante a campanha eleitoral, mesmo disputando a reeleição ou outro cargo legislativo. As lideranças dos partidos na Assembleia paulista aprovaram requerimento cortando 30 sessões nos próximos meses. Até cinco de outubro, sessões só às terças-feiras. O PSol foi o único partido a votar contra.

O requerimento diz que “considerando o momento especial em que se encontra a nação brasileira, o colégio de líderes propôs a não realização de sessões”.

Comentários

 




    gl