Saindo da Crise: em 2018 o Rio precisa de um pacto

Má administração durante anos. Três ex-governadores presos por corrupção. Funcionários públicos estaduais com salários em atraso.  A UERJ sem verbas agoniza. Este é o saldo de anos de desmandos e muita roubalheira, que foi mais agravado pela queda do preço do petróleo recentemente. Na realidade a situação do estado só não ficou pior antes por conta das Olimpíadas e Copa do Mundo.  Mas o que o povo Carioca pode esperar com as eleições de 2018? Será que teremos um Messias salvador?  Candidatos de direita x esquerda , qual seria a melhor opção?  Como fazer para o Rio  sair da crise em 2018? Um pacto é necessário.

Na realidade além de todos os problemas citados, os últimos governantes cometeram um erro estratégico, ou seja apostaram todas as suas fichas na indústria do petróleo.  Com a queda do preço da commodity no exterior  a perda da receita do estado foi enorme, ainda mais em um período de recessão da economia Brasileira. Portanto mais do que uma opção de um novo governo, o Rio precisa de um pacto de suas forças políticas em prol de um Rio de Janeiro melhor para seus habitantes.  A idéia central deveria ser a criação de um projeto para um novo Rio, onde o foco não fosse somente no setor do petrolífero.

Desenvolvimeto do Turismo

O desenvolvimento do turismo deveria ser o carro chefe deste projeto. Contudo não somente baseados  em recursos do governo e sim em desenvolvimento de parcerias público privadas. Outro ponto seria fazer do Rio de Janeiro o centro de convenções do Brasil, atraindo para o estado o maior número possível de eventos nacionais e internacionais. A idéia também seria de “mostrar” a cidade para o resto do Brasil para o mundo.

Apoio dos empresários

Buscar o apoio dos empresários  Carioca seria uma boa opção para o desenvolvimento de novos projetos.  Um ambiente propício a novos negócios facilita a captação de novos investimentos. Parcerias público privadas deveriam ser incrementadas,  para obras de infraestrutura.

Pólo de Inovação

Entre um dos mais importantes projetos  seria a criação de um pólo de inovação tecnológica, mas para que este pólo ganhe relevancia, deveria haver um pesado investimento de marketing para que se consolide a idéia de termos um “Vale Carioca de Inovação”.  Universidades de todo o estado deveriam ser convidadas para fazer parte do projeto

Neste artigo falo apenas de algumas idéias para desenvolver o estado.  Bem, é claro que o Rio precisa muito mais que o descrito acima  como por exemplo  melhorar a segurança, as escolas, o atendimento médico, mas estas demandas só acontecerão  caso tenhamos um Rio em desenvolvimento, caso contrário continuaremos no estágio em que estamos,  com pequenas melhoras e promessas de dias melhores por governos demagogos e corruptos.

Comentários

 




    gl